É um projecto europeu inovador que terá uma edição em Portugal. A She Raps é uma incubadora para a profissionalização de mulheres rappers que pretende ajudar a formar artistas femininas neste campo. Apoiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia, a She Raps terá como parceiro português a Skoola, academia de música urbana fundada em 2021 em Lisboa.
Este programa-piloto vai acontecer em Portugal, França, Bélgica e Croácia. Ao todo, 28 mulheres rappers irão receber formação local durante três meses. Em Portugal, o júri é composto por Telma T-Von, Dama Bete, Chong Kwong, D-Mars aka Rocky Marsiano e Nuno Varela.
A She Raps é um projecto da incubadora Rappeuses en Liberté, sediada em Paris e lançada em 2021 pela Rafe Productions. Até agora, este programa já formou mais de 30 mulheres rappers, várias das quais iniciaram uma carreira no circuito do hip hop.
A fase de candidaturas arranca a 21 de Maio e termina a 12 de Junho. Em Portugal, serão seleccionadas 10 rappers para entrarem no programa. Terão mais de 60 horas de workshops criativos sobre “os principais aspectos a ter em conta na construção de uma carreira na indústria musical”, como descreve a organização. Após o período de formação, serão escolhidas três finalistas nacionais para ingressar na etapa internacional do programa, em que as finalistas de cada país se juntam para gravar uma faixa em conjunto, durante o ano de 2025, e fazer uma digressão de quatro concertos pela Europa, o que inclui uma actuação no festival Les Ardentes, em Liège, na Bélgica.
View this post on Instagram