Shabaka anunciou um novo trabalho a solo, Of The Earth, e vai lançá-lo de forma independente pela sua própria e recém-criada Shabaka Records no dia 6 de Março. A boa-nova veio acompanhada pela divulgação dos dois primeiros singles, “A Future Untold” e “Marwa The Mountain”, que oferecem um primeiro vislumbre do alcance sonoro do álbum e voltam a colocar o sopro do músico inglês ao serviço do saxofone.
Of The Earth é descrito como um trabalho de integração e materialização, em que Shabaka se afirma como um multi-instrumentista e produtor singular, sintetizando o ritmo propulsivo dos seus projectos de grupo, como Sons Of Kemet e The Comet Is Coming, com a linguagem mais textural e introspectiva explorada na sua jornada a solo, que gerou discos como Perceive Its Beauty, Acknowledge Its Grace ou Afrikan Culture. O regresso do saxofone, após uma pausa dedicada ao estudo de flautas de várias tradições globais, é um dos elementos mais surpreendentes desta nova fase, sendo agora tocado com uma relação renovada do artista com a melodia e o fluxo. Outra das surpresas é o facto de Of The Earth conter os primeiros raps de Shabaka, que confessou sentir-se “encorajado pela forma como André 3000 explorou novas dimensões sem medo e com sinceridade” em New Blue Sun.
Num comunicado, o londrino fala sobre como este próximo projecto reflecte o seu amadurecimento e todos os conhecimentos que tem vindo a adquirir nos últimos tempos:
“Brown Sugar, de D’Angelo, foi o primeiro CD que comprei e despertou em mim uma curiosidade duradoura sobre as possibilidades emocionais proporcionadas por um álbum produzido e interpretado pelo próprio artista. Este disco é a minha celebração da liberdade na expressão criativa. Antes da pandemia, eu só sabia tocar clarinete e saxofone e não sabia nada sobre produção musical (nem como tocar flauta), então esta tem sido uma jornada de aprendizagem e reflexão sobre a música que foi criada como resultado.”
No ano passado, Shabaka concedeu uma entrevista a Rui Miguel Abreu para o Rimas e Batidas, dias antes de se apresentar a solo no B.Leza, em Lisboa, para um concerto também reportado por cá.