pub

Sexta-feira farta: Novos trabalhos de Trouble, Jimmy P, Russa, Diplo e lojii

[FOTO] Direitos Reservados

Alguém pediu rimas? A penúltima sexta-feira de Março chegou com uma boa dose delas.

Após um momento mais conturbado, Trouble voltou em força e rodeado de nomes da elite do hip hop dos Estados Unidos da América. Edgewood é a sua edição de estreia pela Ear Drummers, de Mike WiLL Made-It.

Diplo e lojii são os outros dois artistas norte-americanos em destaque no dia de hoje — o primeiro reuniu vários nomes de peso da nova escola para ajudá-lo no EP; o segundo editou o seu primeiro projecto inteiramente a solo.

Os artistas portugueses também deixaram a sua marca nas edições de final de semana que compilamos no ReB: Jimmy P lançou uma nova mixtape e Russa carimbou a sua estreia absoluta pelos algarvios da Kimahera.

 


[Trouble] Edgewood

O rapper Trouble já andava a ameaçar dar o salto para um patamar superior. Desde a sua mixtape de estreia, December 17th, de 2011, que eram muitas as estrelas a desfilar nos seus projectos: Pusha T, CyHi The Prynce, Quavo, 21 Savage, Young Thug ou Fetty Wap cederam versos em algumas das suas mais recentes mixtapes.

Na trajectória rumo ao sucesso, Trouble deparou-se com um obstáculo que quase colocou em causa a sua carreira musical. No final do ano passado, o rapper declarou-se culpado das várias acusações de crimes ligados aos narcóticos. Foram necessários apenas dois meses de pena cumprida para que Trouble voltasse às ruas. Mike WiLL Made-It estendeu-lhe a mão para integrar a sua Ear Drummer Records, uma subsidiária da Interscope.

Edgewood é o primeiro fruto desta parceria — Mike WiLL ficou encarregue da produção executiva da mixtape de Trouble. Um trunfo que certamente teve um grande peso nas novas aquisições do rapper para o seu mais recente trabalho. Drake e The Weeknd colaboram pela primeira vez com Trouble em Edgewood.

 


[Jimmy P] Alcateia

Depois de Essência, de 2016, Jimmy P regressou com um novo projecto, um pouco mais curto do que o seu antecessor. SuaveYouKnow assina grande parte da produção, aquele que tem sido um dos elementos-chave no plantel que Jimmy lidera, contando também com a preciosa ajuda de Agir e Prodlem.

“XL Cypher” foi o primeiro sinal de que havia uma Alcateia a caminho. Domi, Loreta KBA, Sílvia Barros, Phoenix RDC e os Wet Bed Gang fazem parte do grupo de convidados da mixtape.

Os “Filhos do Rossi” foram os protagonistas no segundo single que Jimmy P partilhou há poucas horas. “Young Forever” é produzido por SuaveYouKnow.

 


[Russa] Catarse

Russa é uma das novas caras do hip hop português. “Entre Lisboa e Londres” e “Imperatriz” foram os singles que colocaram a MC no radar do ReB, os primeiros avanços do disco que hoje editou pela Kimahera.

Depois de uma mixtape caseira, ao jeito DIY, Russa mostrou argumentos suficientes para que lhe fossem confiadas batidas por parte de alguns produtores que se têm destacado em Portugal. Falamos de M.A.F., Holly e Sickonce — o último foi quem passou mais tempo ao lado da rapper, ficando responsável por grande parte do lado mais técnico da concepção do projecto.

 


[Diplo] California

O versátil produtor norte-americano tem sido um dos nomes de maior destaque na cena EDM mundial. Mais virado para os campos a música house mainstream e do moombahton, Diplo decidiu inovar na sua sonoridade e apostar em algo centrado nas tendências urbanas. California marca, por isso, um ponto de viragem na estética de Thomas Pentz, que aproveitou a ocasião para recrutar alguns dos novos líderes da cena hip hop e r&b norte-americana. Lil Yachty, DRAM, Trippie Redd, GoldLink ou Desiigner formam um esquadrão pequeno mas luxuoso nos novos seis temas compilados por Diplo.

 


[lojii] lofeye

Anteriormente conhecido como uhlife, o rapper de Filadélfia andava a levantar o véu a lofeye nos últimos três anos. “no ebola” e “dutti” eram os singles que já conhecíamos deste projecto, que sofreu uma pausa criativa para que lojii colocasse cá fora DUE RENT — o álbum colaborativo com Swarvy ajudou a colocar o seu nome na rota de algumas publicações importantes na comunidade hip hop, tendo sido destacado pelo Bandcamp Daily como Álbum do Dia.

Depois da edição pela Fresh Selects, é agora a Youngbloods, de Brooklyn, quem carimba o seu mais recente LP. lofeye está disponível nos formatos digital e vinil. O rapper aproveitou a ocasião para se envolver numa causa nobre, prometendo doar 50% dos ganhos com a venda da roupa à Ebola Relief Charity Street Child.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos