pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Jenn Carrillo
Publicado a: 28/04/2023

A urbe não dorme.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Y La Bamba, Dreamer Isioma, DJ Danifox ou Tony Shhnow

Texto: ReB Team
Fotografia: Jenn Carrillo
Publicado a: 28/04/2023

A música portuguesa está de parabéns após mais uma cerimónia dos PLAY, que têm ajudado a distinguir alguns talentos mais emergentes e os leva para o mesmo espaço de destaque onde já habitam alguns dos nomes mais sonantes desta nossa praça. Distribuídos os prémios, interessa mais do que nunca continuar a olhar em frente e imaginar quais os potenciais candidatos a pisar aquele mesmo palco daqui a um ano — porque não?

Do universo nacional, hoje detectámos dois discos merecedores de maior atenção: DJ Danifox está em foco nesta mesma peça com o seu primeiro LP Ansiedade, enquanto que Veelain, que levou A Portrait of a Real Villain até ao catálogo da Monster Jinx, passará por estas páginas amanhã em formato de entrevista. De fora, importámos produto musical assinado por Y La Bamba, Jim Legxacy, Baby Rose, Dreamer Isioma, Tony Shhnow, num dia em que o hip hop e o r&b estão claramente em destaque.

A pesquisa, no entanto, não se ficou por aqui: Safari Zone (This World is an Anteater), YUNGMORPHEUS (From Whence It Came), Indigo De Souza (All of This Will End), Labrinth (Ends & Begins), Susanne Sundfør (blómi), Jessie Ware (That! Feels Good!), JFDR (Museum), Deb Never (Thank You For Atending), Smokey Robinson (Gasms), Avalon Emerson (& the Charm), Rickie Lee Jones (Pieces Of Treasure), Skinny Pelembe (Hardly the Same Snake), Joy Oladokun (Proof of Life) e The National (First Two Pages of Frankenstein) também aproveitaram o dia de hoje para engrandecer os seus portfólios.


[Y La Bamba] Lucha

A vaga de calor parece que perdeu alguma da sua intencidade de propósito para hoje receber a mais recente Lucha de Y La Bamba. Vai custar menos ao corpo bailar ao som do sucessor de Entre Los Dos, que é o primeiro LP editado por Luz Elena Mendoza Ramos desde que se mudou para o México. A folk latina e a cultura de bandas indie e experimentais da costa oeste norte-americana cruzam os seus caminhos ao longo destes 11 temas que nos falam sobre amor, família, reivindicação, empoderamento ou ancestralidade, conforme revelou a artista de Portland, Oregon, num faixa-a-faixa para a Brooklyn Vegan.


[Jim Legxacy] homeless n**** pop music

Tentou fintar-nos ao editar a sua nova mixtape a meio da semana, dia 26 de Abril, mas andámos tão vidrados em “dj” que nos vemos obrigados a fazer batota e recuperar o disco para esta rubrica. É precisamente a faixa que nos apresentou a Jim Legxacy aquela que abre o alinhamento de homeless n**** pop music, um trabalho explicado pelo próprio título: com os poucos recursos que tem à mão, o jovem MC e cantor do sul de Londres está a tentar fazer as melhores canções urbanas dignas de serem rotuladas de “pop diferenciada”, recorrendo a truques sonoros que aprendeu nas escolas do hip hop, do r&b e da IDM.


[DJ Danifox] Ansiedade

Surgiu no seio da Tia Maria Produções e, em 2022, teve em Dia Não Mata Dia o seu primeiro lançamento a solo pela Príncipe Discos. Um ano depois desse EP, volta ao selo que propaga a batida de Lisboa com Ansiedade, a sua estreia no formato de longa-duração. De “Ilha dos Bruxos” a “Menino Que Passa” (faixa bónus apenas disponível no Bandcamp), DJ Danifox passa com distinção no teste de resistência da dança — nos quase 40 minutos de duração do projecto, o corpo acompanhou sempre os tarraxos e demais rituais sonoros convocados pelo artista português que se encontra neste momento sediado em Leeds, Inglaterra.


[Baby Rose] Through And Through

Continua a saga de discos cuja beleza de um rosto na capa nos conquista mesmo antes da primeira audição. A partir daí não há volta a dar: a música tem de fazer — e, regra geral, faz mesmo — jus à sua imagem. E a soul tão confessional quanto reivindicativa (partilhada com gente como Smino, que hoje se estreia em Portugal no Lisboa Ao Vivo) de Baby Rose e do seu Through And Through não é excepção.


[Dreamer Isioma] Princess Forever

Quem se assume como uma “princesa para sempre” só pode enveredar por um caminho: um namoro assumido entre a pop mais introvertida e o r&b mais meloso — convite que Dreamer Isioma faz neste Princess Forever aos ouvidos e corações altamente sensíveis. À conversa de almofada junta-se a música de cama.


[Tony Shhnow] Love Streak

Com GRiMM Doza como peça central de Love Streak, o sucessor de Plug Motivation vem cimentar o papel de Tony Shhnow no trap daquela que é a cidade-berço tanto do rapper como do próprio sub-género. Flows desgovernados, 808’s desavergonhados e samples escarrapachados são a frequência desta “onda de amor” levantada por Carrington Jaylenandrew Wilson.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos