pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 05/11/2021

Dia de r&b, mas não só.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Terrace Martin, Mike11, Summer Walker, Aminé, Kyron e Loraine James

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 05/11/2021

Haja sensibilidade. Haja empatia. Haja virtuosismo. Nas seis obras destacadas na selecção deste final de semana, há músicos que afinam a sua própria musicalidade, outros que tentam encontrar a melhor versão de si a nível pessoal e outros que estão, pura e simplesmente, a divertirem-se enquanto criadores. E existem, para além desses, Chico da Tina (E Agora Como É Que É), Salucci (URUBU), Dijon (Absolutely), Niska (Le monde est méchant), Curtis Harding (If Words Were Flowers) ou serpentwithfeet (DEACON’S Grove). E não se esqueçam que é Bandcamp Friday. Passem por lá.



[Terrace Martin] DRONES

Se há alguém que compreende o que é ser-se californiano, essa pessoa terá de ser Terrace Martin. Em DRONES, ele mete em prática o que ouve à sua volta, convocando nomes como Kendrick Lamar, Snoop Dogg, Smino, Cordae, Channel Tres, Celeste ou YG para transpor aquilo a sua escuta activa absorveu. E no longa-duração encontramos jazz, rap, soul e uma visão inclusiva de uma das mentes que ajudou a erguer To Pimp a Butterfly.



[Mike11] 19.2k

Entre as casas de fado e Scott Storch, eis que surge Mike11, guitarrista, compositor e produtor que se entrega a territórios por desbravar (pelo menos desta forma) em 19.2k, o seu álbum de estreia. Não há participação de Ty Dolla $ign na versão final, mas temos T-Rex (e também Dmauri, Bárbara Bandeira e Stevão NDM) nos créditos. Uma guitarra portuguesa e uma sensibilidade incomum para o r&b trouxeram-nos aqui. Pra quê falarmos mais?



[Summer Walker] Still Over It

“Aproveita esta oportunidade para aprender com os meus erros. Tu não tens de adivinhar se algo é amor. O amor é mostrado através de acções. Pára de arranjar desculpas para pessoas que não estão lá para ti quando é preciso. Não ignores as red flags. E não penses que tens de ficar num sítio porque não consegues arranjar melhor — tu consegues, e vais fazê-lo. Não te contentes com pouco — tu não mereces isso e a tua família também não”. Esta foi a mensagem deixada por Summer Walker na Apple Music, uma espécie de conselho que achou justo colocar ao pé do seu segundo (e novo) longa-duração, Still Over It. SZA, Ari Lennox, Cardi B, Ciara e JT assinam por baixo…



[Aminé] TWOPOINTFIVE

Há quem leve a palavra “álbum” a sério, e Aminé é uma dessas pessoas. Para descansar entre os lançamentos dos projectos desse formato, o rapper de Portland atira-se a mixtapes: depois de ONEPOINTFIVE (2018), agora é a vez de TWOPOINTFIVE. Lido, produtor norueguês, é omnipresente na secção de produção dos créditos deste trabalho que pretende, acima de tudo, ser um ensaio de liberdade artística do seu autor.



[Kyron] Ascending Plume of Faces

Os Beautify Junkyards têm criado um muito particular universo sonoro a partir de Portugal. Um dos seus cérebros é João Branko Kyron, artista que acaba de editar Ascending Plume Of Faces, um esforço a solo que vem dilatar essa paleta de sons que inclui hauntologia, vibrações cósmicas, ambiente e traços electrónicos. Tudo isso nos encaminha para um tempo difícil de entender: estamos no passado? Ou no futuro? Ou em nenhum dos dois…?



[Loraine James] Wrong Name EP

Por esta altura, já ninguém devia errar na hora de dizer o nome de Loraine James, produtora britânica que entrou de rompante com For You And I (2019) e confirmou o que tinha a confirmar com Reflection (2021) — os dois álbuns foram editados pela reputada Hyperdub. Em Wrong Name EP, Loraine experimenta aquilo que pode fazer sem amarras — e sempre a esticar os seus próprios limites na música electrónica.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos