pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Fábio Silva

Hip hop para pôr no sapatinho.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Strolinflows, Boldy James & The Alchemist, Gucci Mane e Sean Price & Lil Fame

Texto: ReB Team
Fotografia: Fábio Silva

Todos os anos vemos nascer projectos natalícios da autoria de artistas ligados ao hip hop. Em 2019, Gucci Mane voltou a ser o Pai Natal de Atlanta naquele que é o seu terceiro disco do ano, e que conta com contribuições de Quavo, Rich The Kid ou Metro Boomin.

Não querendo limitar os seus conceitos à quadra em que nos inserimos — e até porque todos os presentes são válidos e sempre muito bem-vindos — os Strolinflows voltaram com um novo disco editado pela slow habits. Boldy James e The Alchemist recuperam uma ligação de vários anos num EP colaborativo e há ainda uma nova vaga de rimas póstumas por Sean Price, que aparece ao lado de Lil Fame, dos lendários M.O.P., neste projecto.


[Strolinflows] Substratos de Abstracção

Wake Up Sleep (fka sleep在patterns) e Lost Soul dão vida ao projecto Strolinflows. A dupla estreou-se nas edições por intermédio do aclamado documentário Hip to da Hop — os realizadores António Freitas e Fábio Silva convidaram os dois músicos a criar a banda sonora que serve de pano de fundo para o enredo, da qual se destaca a faixa “My Life”, uma colaboração com Silab n Jay Fella.

Hoje, os Strolinflows regressam aos discos, desta vez com um trabalho completamente desapegado de conceitos exteriores a ambos os músicos, num caldeirão mediterrâneo de beats hip hop e jazz arbitrário. Carimbado pela slow habits, Substratos de Abstracção compila 10 músicas e pode ser apoiado através de uma campanha de crowdfunding que culmina com uma tiragem de 100 exemplares em vinil.


[Boldy James & The Alchemist] Boldface

Existe história na ligação entre Boldy James e The Alchemist. Em 2013, o rapper de Detroit lançou o seu primeiro álbum, My 1st Chemistry Set, que contava com produção integral do mítico beatmaker californiano. Este ano, os dois artistas já haviam colaborado em Layups e Yacht Rock 2 mas a parceria acaba de subir de tom: Boldface é o novo trabalho que a dupla levou a cabo durante os últimos meses e, sem que nada o previsse, foi anunciado na semana passada com o duplo single “Ill Advised” / “Method To My Madness”, este último que nos mostra uma aproximação inédita de Alchemist à esquemática do trap.


[Gucci Mane] East Atlanta Santa 3

Não há quadra natalícia que escape à comunidade hip hop. Gucci Mane até já nos tinha brindado com Delusions of Grandeur e Woptober II este ano mas não negou em oferecer-nos a terceira entrada para a saga East Atlanta Santa, que arrancou em 2014 e foi alvo de uma sequela em 2016. com o selo da Atlantic Recordings, o disco tem “Jingle Bales” enquanto bandeira e pede versos e batidas emprestados a gente como Quavo, Rich The Kid, Metro Boomin, Murda Beatz ou Zaytoven.


[Sean Price & Lil Fame] Price of Fame

Uma colaboração de contornos épicos. Price of Fame recupera rimas do malogrado Sean Price, naquele que é o quinto álbum póstumo do lendário rapper de Brooklyn, e junta-as aos instrumentais de contornos clássicos por parte de Lil Fame, metade dos M.O.P., que também deixa marcas ao comando do microfone. O disco foi apresentado no final de Novembro com uma animação de Matt Cassero e chegou hoje ao mercado por intermédio da Duck Down Music, compilando contribuições dos MCs Lil Gun (M.O.P.), Conway, Illa Ghee ou Guilty Simpson.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos