pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/07/2022

O direito a vários renascimentos.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Steve Lacy, DoomCannon, Lizzo, Jasmine Myra, Katalyst e DJ Premier

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/07/2022

O “novo” (a palavra parece a começar a ficar desgastada) jazz britânico não pára de nos dar música que entusiasma — em Julho de 2022, dois dos discos que aqui colocamos fazem jus a isso mesmo. Para além daquilo que o Reino Unido vai dando, há também um som negro e americano que nunca pára de brotar dos mais diferentes sítios — e a raiz, como bem sabemos, é sempre a mesma.



[Steve Lacy] Gemini Rights

“Geminis create change. If you look at the common thread of Kendrick, Ye, Prince, Three Stacks, I think all these people create change”. Palavras de Steve Lacy, membro dos The Internet que, a solo, acaba de lançar Gemini Rights, o seu mais recente projecto. Matt Martians, colega de banda, e Fousheé não são gémeos (e falamos de astrologia, claro), mas mereceram o convite para se juntar a este luminário do novo r&b.



[DoomCannon] Renaissance

No seu álbum de estreia, Renaissance, DoomCannon quis falar sobre a sua experiência pessoal enquanto homem negro que cresceu com Londres como centro. Com o selo da incontornável Brownswood Recordings de Gilles Peterson, o compositor, produtor e multi-instrumentista britânico mergulhou profundamente para acrescentar um denso retrato de autor às novas vozes que o jazz do Reino Unido vai trazendo à baila.



[Lizzo] Special

Em Cuz I Love You (2019), o mundo apercebeu-se, finalmente, que Lizzo era realmente especial. Em Special, a própria assume o seu próprio brilho e atira-se sem medos a canções desavergonhadamente pop com o auxílio de produtores como Max Martin, Benny Blanco, Mark Ronson ou Phoelix, Chris Keys e Quelle Chris.



[Jasmine Myra] Horizons

Jasmine Myra (com a preciosa ajuda de Matthew Halsall) não viu limites para a concretização do som cristalino que visualizou para Horizons. A saxofonista e compositora de Leeds deslumbra no seu primeiro longa-duração e dá mais cinco às suas influências, que neste caso são Kenny Wheeler, Bonobo, Ólafur Arnalds e Moses Sumney.



[Katalyst, Adrian Younge, Ali Shaheed Muhammad] Katalyst JID013

Ao contrário de quase todos os nomes escolhidos por Adrian Younge e Ali Shaheed Muhammad para a sua Jazz Is Dead, os Katalyst não são veteranos. Por isso mesmo, há um feeling diferente a sair das músicas construídas pela banda de Inglewood com os “chefes” — uma energia muito positiva a ser canalizada neste jazz que tem soul e fusão…



[DJ Premier] Hip Hop 50, Vol.1

A Mass Appeal está a celebrar o 50º aniversário da cultura hip hop com várias iniciativas e uma delas é o novo EP do lendário DJ Premier. Um dos melhores de sempre na sua arte, Preemo convocou Joey Bada$$, Remy Ma, Rapsody, Nas, Run The Jewels, Slick Rick e Lil Wayne para cinco faixas de encontro entre todo o tipo de MCs de alto calibre.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos