pub

Texto: ReB Team
Fotografia: rayneutron
Publicado a: 15/04/2022

Conta, peso e medida.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Samora Pinderhughes, Joel Ross, Monster Jinx, Sensible Soccers, Jas Kayser e SAULT

Texto: ReB Team
Fotografia: rayneutron
Publicado a: 15/04/2022

Jazz britânico e americano, contenção e explosão, música electrónica portuguesa de várias estirpes e um regresso muito esperado de quem nunca tinha ido embora. Uma sexta-feira farta (como é costume), santa (para quem assim o quiser) e solarenga (pelo menos na capital), com muitas novas canções com profundidade para servirem de banda sonora.



[Samora Pinderhughes] GRIEF

Emocional, urgente e virtuosa. “Dor, sofrimento profundo; aflição; pesar”. Se cruzarem o que se ouve e o título do novo álbum de Samora Pinderhughes (que, para quem não conhece, deixou créditos no disco do supergrupo August Greene), isso é o mais perto que se vão aproximar do que a arte do pianista e compositor consegue alcançar. Canções de protesto ainda valem (muito).



[Joel Ross] The Parable of the Poet

Vibrafonista e compositor, Joel Ross chega ao seu terceiro álbum pela reputada Blue Note com The Parable of the Poet. Immanuel Wilkins, Maria Grand, Marquis Hill, Kalia Vandever, Sean Mason, Rick Rosato e Craig Weinrib são os músicos ao seu serviço. Relaxem, recostem-se no sítio mais confortável que encontrarem e deixem-se ficar.



[Monster Jinx] ROXO 08

A Monster Jinx juntou-se à Altafonte e o primeiro resultado desta parceria é ROXO 08, compilação que reúne os talentos de Veelain, DarkSunn, Raez, Vasco Completo, J-K x Maria (que repete a dose, sozinho, mais à frente no alinhamento), OSEB, MAF, E.A.R.L., Ghost Wavvves e NO FUTURE. A capa é assinada por Ana Types Type.



[Sensible Soccers] Fornelo Tapes Vol. 2

Faz parte de uma iniciativa com direcção e curadoria de André Tentugal e Henrique Amaro e é, provavelmente, o mais significativo encontro que ouvimos por lá. Mas deixemos que os Sensible Soccers expliquem pelas suas palavras:

“10 anos depois do primeiro, sai hoje o Vol. II do Fornelo Tapes. Voltamos ao formato EP, a convite do projecto Esfera e na companhia do indescritível 💚 Carlos Maria Trindade 💚, que assina connosco ‘Barreira Invisível’, o lado lunar deste disco. A outra metade é ‘Palmeiras Negras’, feita a pensar nas vossas ancas lânguidas e ansiosas.”



[Jas Kayser] JAS 5IVE

Aconteça o que acontecer, há algo que ninguém pode tirar a Jas Kayser: já pode dizer que contribuiu em nome próprio para a icónica série da re:freshed com JAS 5IVE. A baterista e compositora segue os mesmos passos de ilustres como Nubya Garcia ou Kaidi Tatham e, no seu esforço, coloca eloquência e imaginação em temas que vivem na mesma “zona” de Sons of Kemet ou Mansur Brown.



[SAULT] Air 

É de ar e de pulmões que se faz este lançamento inesperado dos SAULT, a banda-mistério menos misteriosa do mundo (Dean Josiah Cover, mais conhecido como Inflo, e Cleopatra Nikolic, mais conhecida como Cleo Sol, formam o seu núcleo). São sete canções (uma delas ultrapassa os 12 minutos!) em que, à primeira vista, parece existir uma maior preocupação em dar espaço a coros e a arranjos expansivos (difícil não pensar em música para filmes). Sempre a surpreender.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos