pub

Texto: ReB Team
Fotografia: matthew cowen
Publicado a: 04/02/2022

Também é preciso olhar para o lado positivo da vida.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Saba, 2 Chainz, Yawn Society, Black Country, New Road, BEAM e Mad & Progvid

Texto: ReB Team
Fotografia: matthew cowen
Publicado a: 04/02/2022

Do rap mais consciente ao drill mais desbragado, passando por esse jazz que se confunde com a música electrónica, a selecção desta semana é feita de variedade e de opções que não nos soam a mais do mesmo. Há muita identidade por aqui.

Para lá das seis escolhas, existem ainda lançamentos de Legowelt (Fables From a Silent Wave), V Don & Bodega Bamz (The Lost Pack), Yung Gravy & Dillon Francis (Cake and Cognac), Mitski (Laurel Hell), Animal Collective (Time Skiffs) e Hermeto Pascoal (Planetário da Gávea).



[Saba] Few Good Things

Bem, antes de tudo, o melhor é irem ao Instagram e seguirem as indicações de Saba para a mais adequada audição de Few Good Things. O sucessor de CARE FOR ME (2018) e Bucket List Project (2016) volta a recuperar o espírito colaborativo do segundo para nos mostrar claramente que existem várias dimensões na sua música — nem só de dor e perda se faz a arte do rapper de Chicago, garante-nos o próprio. G Herbo, Krayzie Bone, 6LACK, Smino, Mereba, Black Thought e, entre outros, Eryn Allen Kane auxiliam-no nesta reapresentação ao mundo.



[2 Chainz] Dope Don’t Sell Itself

O título do novo álbum de 2 Chainz não diz tudo, mas diz muito. Dope Don’t Sell Itself é o mote para um (t)rapper que se aproxima a grande velocidade dos 50 anos, uma idade em que parece mais adequado estar sentado num cadeirão a controlar e a orquestrar as operações do que na rua com o alvo nas costas. Recostado, o artista americano rodeia-se de Lil Baby, Roddy Ricch, 42 Dugg, Moneybagg Yo, YoungBoy Never Broke Again ou Stove God Cooks para se manter activo e atento.



[Yawn Society] Soma

A Soma das três partes, Duarte Reis, Gonçalo Diogo Morais e José Veiga, traz-nos o melhor de cada um, pode-se dizer. Na faixa-título do EP de estreia dos Yawn Society, há até uma quarta parte, Desidério Lázaro, que, tal como os outros, também só acrescenta (valor). Isto é música sensível ao toque, jazz e electrónicas a encontrarem-se no melhor sítio possível. Mais uma (aparente) entrada para o universo JazzNãoJazzPT.



[Black Country, New Road] Ants From Up There

Entraram de rompante com For the first time (2021) e a ajuda da Ninja Tune, e é com essa editora que continuam em Ants From Up There. “Minimalismo clássico, indie-folk, pop e rock alternativo” são o chão que os Black Country, New Road nos dão neste segundo longa-duração, mas, lá está, são apenas coordenadas para um som seu que a banda já parece ter encontrado.



[BEAM] ALIEN

95 (2019) abriu o jogo. Nos anos depois disso, BEAM participou em discos de Vory, Justin Bieber, Pop Smoke, KYLE ou Audrey Nuna, afiando as garras para ALIEN, o seu mais recente projecto. Os dois primeiros devolvem o favor neste trabalho, juntando-se ainda Zacari, Jorja Smith ou Valee para esta viagem por terrenos alienígenas. Para os fãs de Don Toliver e Travis Scott: a paragem é aqui, não precisam de ir a mais nenhum lado.



[Mad & Progvid] Fast Life (Mixtape)

Progvid está decidido a inscrever o seu nome na lista definitiva de melhores produtores em território português de 2022. Depois de Programa, com Landim, agora é a vez de unir-se a Mad, rapper do Barreiro e o principal responsável pelos versos — e ainda temos participações de Minguito, GoblinKN e Nicholas. A mixtape Fast Life é, definitivamente, para quem vive “na correria”.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos