Mais um final de semana à escuta de tudo o que se vai ciando por aí nos domínios da música, hoje com destaque a meia dúzia de projectos — três portugueses, três internacionais. Há hip hop, jazz, influências latinas e expedições pelos cosmos do som para descobrir já de seguida, num quadro que fica ainda mais rico se tiverem em conta o que mais veio à rede digno de menção por cá.
Entre o mar de lançamentos, atentem também no que nos fizeram chegar Guga (Lista dos Não Convocados (Mixtape)), Nelson Freitas (Waves), Bárbara Bandeira (Lusa: ato I), Miguel Luz (Ganga Com Ganga), Machinedrum (3RMX82), Harto Falión & Evilgiane (The Hurtless), JENNIE (RUBY), Tokimonsta (Eternal Reverie), Freak Slug (I Blow Out Big Candles (But With a Cherry on Top)), WiseWords (Griselda Meets WiseWords), Apollo Brown (Elevator Music), Base Hollow (KRIPP KRONICLES I), Jacob Banks (Yonder: Book III), EARTH BALL (Actual Earth Music Vol 1 & 2), Icewear Vezzo (Undefeated), Cookin Soul & ANKHLEJOHN (The Michelin Man), Forest Swords (Bolted (Deconstructed)), Vulfpeck (Clarity of Cal), Franc Moody (Chewing The Fat), Zombie Zombie (Funk Kraut), Los Pirañas (Una Oportunidad más de triunfar en la vida), 6ix (Homebody), ASTROPICAL (ASTROPICAL), Lust For Youth & Croatian Amor (All Worlds), Raisa K (Affectionately), Futuropaco (Fortezza di Vetro vol. 2), AceMo (Forest City) e MALK (Deeper, Under).
[Real GUNS] Laranja
Já homenageou uma das figuras mais míticas da selecção da Laranja Mecânica em DAVIDS (2023), mas agora é ele próprio a Laranja num novo projecto de curta-duração. É com uma mão-cheia de faixas novas que Real GUNS assinala o seu próprio aniversário, colocando em cima da mesa mais argumentos para manter o movimento drill em Portugal bem animado com batidas frenéticas e uma boa dose de rimas gélidas.
[BILOBA] Sala de Espera
Sala de Espera é o primeiro longa-duração dos BILOBA e é um manifesto sonoro sobre a incerteza do presente, onde cada faixa é um retrato das tensões contemporâneas. O disco funde rock alternativo, jazz e hip hop com uma identidade lírica coesa, explorando temas como crise habitacional, consumo desenfreado e guerra, sempre com uma abordagem reflexiva. O álbum assume-se como um espaço de experimentação colectiva, reafirmando os BILOBA como arquitetos de um som que equilibra introspecção e pulsação vibrante, que ao vivo terá manifestações nos palcos do Maus Hábitos (14 de Março, no Porto) e Musicbox (2 de Abril, em Lisboa).
[CA7RIEL & Paco Amoroso] PAPOTA
O novo EP de CA7RIEL & Paco Amoroso é uma fusão dinâmica de rap além-fronteiras e batidas electrónicas que satiriza a busca pela fama na indústria musical. O EP inclui quatro faixas novas da dupla que foi destaque da rubrica Abram Alas Para… em Outubro passado, complementadas por cinco temas captados ao vivo durante o seu aclamado Tiny Desk Concert, que à data de hoje soma 27 milhões de visualizações no YouTube.
[Lord Finesse] The SP 1200 Project: Sounds & Frequencies in Technicolor
Pioneiro ainda no activo, Lord Finesse é uma verdadeira lenda viva da cultura hip hop. O nativo do bairro do Bronx, Nova Iorque, deixa de lado o microfone para se dedicar exclusivamente às batidas no seu novo The SP 1200 Project: Sounds & Frequencies in Technicolor, onde mostra a forma como domina o icónico sampler da E-mu Systems através de uma coleção de faixas instrumentais que misturam loops de bateria intrincados com baixos gordos e outros adornos com sabor vintage.
[Sonnyjim & Kong The Artisan] Effortless, Almost Dead
Saber escutar uma crítica é uma boa qualidade que podemos encontrar num artista de qualquer área. Mas Sonnyjim foi mais longe: a falta de gosto e de capacidade de análise do autor de uma review a um disco seu é agora capa de um novo EP criado em parceria com Kong The Artisan, subvertendo assim as palavras que lhe foram dirigidas através do habitual bom humor do rapper inglês, com quem chegámos a trocar algumas impressões em 2022. Versos infectados de braggadocious, batidas de recorte clássico e o ímpar registo laid back de Sonnyjim voltam a fazer as delícias dos amantes de hip hop underground.
[Rafael Toral] Spectral Evolution Live
Se o nome de Rafael Toral ainda vos causa alguma estranheza, é porque dormiram no maravilhoso guia à sua discografia que Filipe Costa assinou para o Bandcamp Daily e que teve direito a uma réplica por cá, no Rimas e Batidas. O mais recente registo de estúdio deste cosmonauta do som, Spectral Evolution, foi uma das obras em destaque na mencionada peça, e ganhou hoje uma nova vida com uma versão ao vivo. Spectral Evolution Live conta com interpretações captadas durante espectáculos no STUK (Bélgica) e Teatro Ibérico (Lisboa) durante o ano passado e mostra um lado ainda mais cru da arte sonora de Toral.