pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Alexis Gross
Publicado a: 21/07/2023

Manobras perigosas em pleno ar.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Paris Texas, Kode9 & Burial, Nas ou Gala Drop

Texto: ReB Team
Fotografia: Alexis Gross
Publicado a: 21/07/2023

Fãs do cinema deliram com o facto de Tom Cruise não recorrer a um duplo para a feitura das cenas mais ousadas da franquia Missão Impossível. O que eles muito provavelmente não sabem é que nós, melómanos, estamos habituados a escutar artistas que levam a cabo as manobras mais perigosas a um ritmo quase diário, tal é a fartura na oferta ao nível de projectos que arriscam em continuar a empurrar a evolução do som para patamares superiores — desde a música feita com a cabeça na Lua em 1969 por parte de Mort Garson às acrobacias modernas que provocam pele esfolada no regresso a casa por cortesia dos Paris Texas. Isto sim, é acção e irreverência na dose necessária para deixar qualquer um de queixo caído.

Se já conseguem sacar um Impossible num skate ou fazer de Superman a “voar” numa BMX, então estão prontos para irem além dos 6 discos destacados pelo ReB e desbloquear os níveis seguintes: Big Boss Vette (Resilience), Fatboi Sharif & Steel Tipped Dove (Decay), Valee & Harry Fraud (Virtuoso), Blur (The Ballad of Darren), Andrew Bird (Outside Problems), Vários Artistas (Barbie The Album), Scarlxrd (Made In Hell), Strange Ranger (Pure Music), Nina Simone (You’ve Got to Learn (Live)), NewJeans (Get Up), Mother Tongues (Love in a Vicious Way) e Babyface Ray (Summer’s Mine) também disseram “presente” neste dia de lançamentos.


[Paris Texas] MID AIR

Truques feitos no solo pouco servem para colocar a vida de alguém em risco e talvez seja por isso que os Paris Texas preferem executá-los em MID AIR. Louie Pastel e Felix já tinham entrado para os manuais da fusão punk-rap através de projectos de curta-duração como BOY ANONYMOUS e Red Hand Hakimbo, mas surgem agora com redobrada perícia naquele que é o seu primeiro álbum de sempre. Fomos facilmente apanhados no turbilhão que os levou à mostragem dos singles inaugurais “PANIC!!!”, “BULLET MAN” e “Everyboy’s Safe Until…”, tendo mais recentemente caído no deslumbramento face à entrada a pés juntos protagonizada por Kenny Mason em “DnD”. Agora temos pela frente mais 12 novas faixas assinadas pela dupla de Los Angeles, que totalizam as 16 que fazem parte do que poderia muito bem ser uma banda sonora para um evento de demolition derby.


[Kode9 & Burial] Infirmary / Unknown Summer

Entre as danças mais radicais da actualidade está aquela que usa o footwork como combustível. Foi a pensar nos militantes desta corrente artística que Kode9 se atirou à sua parte do split que divide com Burial, um banger capaz de fazer torcer uns quantos pés de enviar alguém para a “Infirmary”. No lado B, o autor de Untrue opta por frequências ambient que, ao longo de quase 10 minutos, são pontualmente adornadas de batidas minimalistas. Boa dose de UK’s finest electronic music neste novo lançamento selado pela fabric Records, cujas impressões em vinil são obrigatórias nas prateleiras de qualquer coleccionados e estão a escoar do Bandcamp a um ritmo impressionante.


[Nas] Magic 2

Nos últimos anos Nas tem pressionado o pedal do acelerador a fundo na companhia de Hit-Boy, desdobrando-se assim em novas séries discográficas — com King’s Disease à cabeça. Mas essa não é a única saga a merecer respectivos volumes: depois de editar Magic na véspera de Natal de 2021, Nasir Jones dá seguimento a um disco que elevou, novamente, a fasquia do rapper de Brooklyn, Nova Iorque — como seria de esperar da parte de um dos mais importantes MCs da história do hip hop.


[Gala Drop] Latina

Pode música feita há uma década soar a nova? Pode, pois. Basta que tenha sobrado material suficiente das sessões de estúdio (designadamente no Namouche, em Lisboa) da feitura de II dos Gala Drop, para que Latina veja agora a luz do dia — sob a forma de um conjunto de remixes, todos eles bem dançáveis diga-se, explorados por gente como os Niagara, Reggie Dokes e Aaron Coyes.


[Balimaya Project] When The Dust Settles

Não chegam os dedos das mãos para os contar: liderado por Yahael Camara Onono, o Balimaya Project inclui mais de uma dezena de membros participantes, todos eles reunidos para trazer à efervescente cena do jazz londrino sabores e texturas de África Ocidental. A proposta em When The Dust Settles é, por isso, semelhante à que já vinha do álbum de estreia, Wolo So (2021) — dois discos urgentes para quem mergulha a fundo nestes mares cruzados.


[Mort Garson] Journey To The Moon And Beyond

Às vezes só dá vontade de nos enfiarmos num foguetão e descolar rumo ao desconhecido. Para Mort Garson, autor do seminal Mother Earth’s Plantasia, a imaginação não tem limites, e deste lado parece-nos uma escolha mais do que acertada para assinar a banda sonora da aterragem na Lua por parte do Apollo 11 em 1969, como podemos tirar a limpo em “Moon Journey”. Neste novo trabalho póstumo do músico e compositor canadiano o espaço não é o único destino possível, já que Journey To The Moon And Beyond compreende ainda temas criados para televisão, cinema e publicidade, capazes de nos transportar para ambientes de westerns ou para os salões de dança do tempo em que o r&b ainda dava os seus primeiros passos.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos