pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Dexter Navy
Publicado a: 09/02/2024

Bastante bem servidos.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Little Simz, Gabriel Ferrandini & Ricardo Toscano, PZ ou SFISTIKATED

Texto: ReB Team
Fotografia: Dexter Navy
Publicado a: 09/02/2024

É destes finais de semana que gostamos, quando a quantidade é muita e a qualidade vai ao encontro desses números mais alargados. Numa sexta-feira farta em que poderíamos facilmente destacar mais de uma dúzia de discos, reduzimos a coisa ao mais urgente e essencial, debruçando-nos sobre 7 trabalhos de contornos bem geniais.

Não se acanhem se tiverem tempo e curiosidade de sobra: Silvestre (Palavras Vol 2), funcionário (O Mensageiro de Nordsud), Um Corpo Estranho (O Ferroviário), tripsyhell (DOUTOR SWAG), Fivio Foreign (Pain & Love 2), Kai Whiston (XUL3), Kali Malone (All Life Long), Kelela (RAVE:N, The Remixes), Dizzee Rascal (Don’t Take It Personal), Helado Negro (Phasor), Usher (COMING HOME), Amiture (Mother Engine), Shygirl (Club Shy), Annie Tracy (ACT II), Brittany Howard (What Now), Mark Van Hoen (Plan For A Miracle), Mk.gee (Two Star & The Dream Police), Joel Ross (nublues) e Sonic Youth (Walls Have Ears) também são frequências nas quais podem (e devem) sintonizar.


[Little Simz] Drop 7

Ouça-se bem os laivos techno de “Mood Swings”, o baile funk (com direito a rimas em bom português!) de “Fever”, os malabarismos do flow em “Torch”, o afro-samba que é “SOS”, o trap textural de “I Ain’t Feelin It”, a ameaça de drum & bass que se faz sentir em “Power” e o jersey club embriagado de jazz patente em “Far Away”. São 7 novos bangers de Little Simz em Drop 7 e uma nova lição de MCing por parte de uma das artistas mais entusiasmantes do Reino Unido. Laçado em jeito de surpresa, o novo EP de Simbi Ajikawo é produzido na íntegra por Jakwob e não regista quaisquer convidados, tendo chegado na ressaca da sua vitória do prémio Melhor Artista de Hip Hop a meio desta semana nos MOBO Awards.


[Gabriel Ferrandini & Ricardo Toscano] Unpredictable Sessions

Junta-se um dos mais inventivos bateristas e um dos mais conceituados saxofonistas da nossa actualidade e obtém-se o inesperado. Unpredictable Sessions é o auto-explicativo título para um trabalho colaborativo entre dois incansáveis músicos da praça nacional, Gabriel Ferrandini e Ricardo Toscano, e nasce de um encontro sem planeamento prévio, idealizado e produzido pelo produtor/compositor Eduardo Queiroz. São 47 minutos de música oriunda da “mais pura expressão artística, carregada de memórias, intuição e interatividade.” O lançamento aconteceu ontem pela Stereo Atlantico e veio acompanhado por um filme documental realizado por Lucas Dutra. Dia 17 de Fevereiro, o par apresenta o disco em concerto na SMUP, na Parede.


[PZ] O Fim do Mundo em Cuecas

Está tudo de pantanas. PZ guia-nos pel’O Fim do Mundo em Cuecas ao longo de 20 faixas com o seu habitual tom satírico e humorístico, aplicado em versos sobre beats e detalhes de guitarra. Com quase 20 anos passados desde a sua estreia em Anticorpos, Paulo Zé rubrica hoje um novo disco de aventuras em pijama, onde aborda assuntos do quotidiano e algumas das suas lutas pessoais. Selado pela Meifumado Fonogramas, O Fim do Mundo em Cuecas sobe aos palcos dias 1 e 15 de Março, no Maus Hábitos (Porto) e no Lux Frágil (Lisboa), respectivamente.


[SFISTIKATED] Perpetual Motion

A música feita em conjunto por João Marques (de First Breath After Coma) e Roberto Oliveira (de Whales) é SFISTIKATED. Depois de apresentarem o projecto a quatro mãos com a edição de vários singles, a dupla volta hoje à carga com o LP de estreia, Perpetual Motion, feito de uma electrónica luxuosa e bem polivalente, onde o negrume se mistura com purpurinas, e géneros musicais como grime, pop, hip hop, bass music e R&B convivem em perfeita harmonia. Quem sela este manifesto sónico futurista é a Cosmic Burger e pelas suas 11 faixas encontramos convidados como LEFT., Vaarwell ou Teddy Trillion.


[1999 WRITE THE FUTURE] (˃̣̣̥╭╮˂̣̣̥) ✧ ♡ ‧º·˚

Se as barreiras musicais existem, os 1999 WRITE THE FUTURE estão cá para as derrubar. Este misterioso colectivo que nasceu no seio da 88rising tem vindo a atacar em todas as frentes através de alguns temas avulso — do trap ao indie rock ou à bedroom pop — e mostra-se hoje no formato de longa-duração ao lado de um leque de convidados que é, no mínimo, impressionante. Busta Rhymes, Smino, Amaarae, BADBADNOTGOOD, Ghostface Killah, De La Soul, Del The Funky Homosapien, Westside Gunn, Conway The Machine, Souls of Mischief e Rick Ross são apenas alguns dos inúmeros nomes patentes nas 24 trilhas que compõem o estranhamento intitulado (˃̣̣̥╭╮˂̣̣̥) ✧ ♡ ‧º·˚.


[DJ Harrison] Shades of Yesterday

As sombras de ontem dão muito bem para compor as bandas sonoras do presente. Se o hip hop o tem vindo a provar ao longo dos seus 50 anos de vida através do sampling, DJ Harrison reforça esta ideia ao evocar os seus heróis musicais num álbum de covers editado pela Stones Throw Records. O multi-instrumentista e produtor, que faz parte dos Butcher Brown, solta todas as suas veias que o ligam ao jazz, ao funk, à soul e ao hip hop para recriar clássicos de gente como Donald Fagen, The Beatles ou Stevie Wonder bem ao seu jeito.


[Terrace Martin] Her Thoughts

Los Angeles é um dos maiores paraisos musicais à escala mundial e tem em Terrace Martin um dos seus pulmões. O saxofonista que tem vindo a colaborar com ilustres da indústria — como Kendrick Lamar, Stevie Wonder ou Snoop Dogg — é parte do supergrupo Dinner Party — onde coabita com Kamasi Washington, Robert Glasper e 9th Wonder — e detém também uma aplaudida discografia a solo que está em constante desenvolvimento. Her Thoughts é o LP de jazz que abre as contas relativas a 2024 para este conceituado músico e vê-se hoje editado pela Sounds of Crenshaw. Brandee Younger e Derrick Hodge são as únicas participações num alinhamento composto por 6 malhas, que recaem na recriação de músicas interpretadas por mulheres, com covers de gente como SZA, Snoh Aalegra ou Coco Jones.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos