pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 01/11/2024

Dia de todos os raps.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Freddie Gibbs, Westside Gunn, Kokoroko, Lil Uzi Vert ou Contour

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 01/11/2024

É em semana de Halloween e numa sexta-feira de feriado que recolhemos os mais recentes lançamentos dos universos sonoros a que prestamos atenção no Rimas e Batidas. É uma sexta-feira farta de sequelas e de muito rap norte-americano, mas também de música singular que escapa a categorias óbvias ou a rótulos fáceis. Mais doces do que travessuras neste cabaz sónico que aqui vos entregamos.

FRANKIENB (Onde a Paz Não Existe), Jay Worthy & DJ.Fresh (The Tonite Show Part 2), Sam Gendel, Benny Bock & Hans P. Kjorstad (Dream Trio), Braxton Cook (My Everything), Conductor Williams (Conductor We Have a Problem, Pt. 3), $kyhook (THE LONG RUN), VonOff1700 (#TurntUpNotBurntUp), Kodak Black (Dieuson Octave), Tuxedo (Tuxedo IV), Berke Can Ozcan & Jonah Parzen-Johnson (It Was Always Time) e Pablo Skywalkin (Pablo for President) também lançaram novos trabalhos.


[Westside Gunn e DJ Drama] Still Praying

O sempre prolífico Westside Gunn, um dos grandes trunfos da Griselda Records e do underground contemporâneo, uniu esforços com DJ Drama para um disco que evoca as ruas e o ambiente de Buffalo, a sua cidade no estado de Nova Iorque. Um retrato turvo, por vezes surreal, certeiro mas exigente, que inclui ainda contributos de nomes como Conway the Machine, Benny The Butcher ou Rome Streetz. Tem sido apontado como uma sequela de And Then You Pray For Me. Como se não fosse suficiente, Westside Gunn ainda lançou nos últimos dias outro disco, um EP intitulado 11 um projecto íntimo que presta homenagem a um amigo falecido há meses e que é narrado por outro amigo, que se encontra atrás das grades.


[Freddie Gibbs] You Only Die 1nce

Sete anos após You Only Live 2wice, Freddie Gibbs apresenta You Only Die 1nce. Num álbum obscuro, coeso mas diverso o suficiente para que possa demonstrar versatilidade, o rapper desfila as suas melhores rimas do momento ao longo de 13 faixas que evocam o tema da mortalidade. O principal single do disco, “On The Set”, a faixa que conclui o alinhamento, é uma homenagem directa a rappers como Notorious B.I.G. ou Nipsey Hussle, que ficaram pelo caminho. Um trabalho maduro, soturno mas honesto, cuja capa parece aludir a um imaginário Halloweenesco o timing da data de lançamento não pode ser coincidência.


[Lil Uzi Vert] Eternal Atake 2

Numa semana marcada por sequelas, este é mais um disco que sucede directamente a outro, neste caso ao álbum homónimo que Lil Uzi Vert tinha apresentado em 2020. 16 faixas, praticamente sem participações, onde o rapper de 29 anos aposta na fórmula musical que o tem caracterizado trap movido a refrões orelhudos, vozes melódicas e dreamy regadas a auto-tune, um emaranhado digital com pouco espaço para o silêncio, mesmo que o ritmo vá acelerando e abrandando consoante os temas.


[EARTHGANG] PERFECT FANTASY

Inspirado pelos efeitos da inteligência artificial na sociedade, PERFECT FANTASY é o primeiro álbum independente dos EARTHGANG, a dupla de Johnny Venus e Doctur Dot, e também o último da série “EARTHGANG vs. The Algorythm”, a temática que tem atravessado a obra do grupo nos últimos tempos. O projecto, editado no dia 29 que também vem assinado com o cunho do colectivo Spillage Village, do qual fazem parte —, é coeso mas também diversificado, um resultado para o qual muito contribuem os diferentes convidados de peso que participaram nas 18 faixas. Nos créditos encontramos gente como Pharrell Williams, Snoop Dogg, Damon Albarn, Little Dragon ou T-Pain, entre outros.


[Kokoroko] Get The Message

É entre digressões internacionais que os Kokoroko, banda sediada em Londres que integra oito músicos, apresenta o seu mais recente EP. Get The Message inclui quatro faixas que mostram as diferentes paisagens sonoras que habitam a essência do grupo, das harmonias vocais aos grooves do baixo, da força dos sopros aos detalhes da percussão, música fresca mas agarrada às raízes analógicas. Pode ser mais dançável ou contemplativa, embora este disco soe particularmente despreocupado, sem urgência para chegar a lado algum. É uma daquelas jornadas onde só importam o caminho, a meta é um mero pormenor. É carregar no play e seguir viagem pelas ondas musicais dos Kokoroko.


[IDK] BRAVADO + INTiMO

Por entre texturas trap e jazz, IDK vai construindo um legado muito próprio no underground do rap norte-americano. Apareceu há uma década com a sua mixtape de estreia; desde então tornou-se relevante ao afirmar-se como mentor na prestigiada Universidade de Harvard, onde gere uma academia dedicada à indústria musical. Oscilando entre uma voz mais melódica e uma cadência mais rappada, colaborando com Gunna ou Conway the Machine, BRAVADO + INTiMO é mais uma peça discográfica que reforça o peso de IDK e o tenta afirmar num panorama bastante concorrido.


[Contour] Take Off from Mercy

Com canções que carregam uma herança do hip hop mas que são orientadas por composições à guitarra, que transportam resquícios dos blues e do indie rock, mas também do post-punk, Take Off from Mercy é o álbum que reposiciona e afirma o norte-americano Contour que, com o apoio do seu co-produtor Omari Jazz, é o autor de uma música repleta de texturas, a convergência de uma série de estéticas que se mesclam para fazer nascer uma abordagem própria. Menos samples, mais musicalidade e experimentação neste novo capítulo da sua obra.


[Marcelo D2 e SambaDrive] Direct-to-Disc 

Um dos mais populares rappers brasileiros, Marcelo D2, juntou-se à electrizante banda SambaDrive para revisitar algumas das suas canções mais emblemáticas e lhes dar um corpo e uma roupagem musical mais alargada apresentando estes temas em todo o seu potencial sambista, cruzamentos em que tem apostado com frequência ao longo da sua vasta e prolífica carreira. Esse casamento entre rap e samba é finalmente consumado em disco, numa cerimónia auditiva que está disponível digitalmente, em vinil ou em cassete.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos