pub

Publicado a: 30/03/2018

Sexta-feira farta: Novos trabalhos de Czarface & MF DOOM, Sevdaliza, Meyhem Lauren, Rich The Kid ou Jean Grae & Quelle Chris

Publicado a: 30/03/2018

[FOTO] Direitos Reservados

Sexta-feira (bastante) farta. Os versos ácidos, cómicos, surrealistas, profundos ou supérfluos têm espaço neste estabelecimento que não barra a entrada a ninguém. A porta está aberta para todos, independentemente da camisola que vestem.

O rap aparece em grande força com novos projectos de Czarface & MF DOOM, Jean Grae & Quelle Chris, Rich The Kid, Knxwledge, DJ Esco, Meyhem Lauren e SAINt JHN. Sevdaliza é a única outsider da lista.

The Weeknd (My Dear Melancholy,), Cavalier (Private Stock) ou Lil Durk (Just Cause Y’all Waited) são outras opções válidas para aqueles que não ficarem saciados com a restante oferta…

 


[Czarface & MF DOOM] Czarface Meets Metal Face

O aviso foi dado em “Ka-Bang!”. No segundo disco dos Czarface, o grupo colaborava pela primeira vez com MF DOOM sob o mote Every Hero Needs a Villain. Ambas as partes levaram a premissa à letra e acabaram por voltar a juntar-se para um projecto de maior dimensão.

A confirmação de que Czarface Meets Metal Face estava a caminho chegou com “Nautical Depth”, o primeiro single avançado no mês de Fevereiro. Seguiu-se “Bomb Thrown”, dado a conhecer no formato de videoclipe há pouco mais de uma semana. Inspectah Deck, 7L e Esoteric formam os Czarface e estreiam-se ao lado de MF DOOM num longa-duração. O MC da máscara é um dos nomes mais solicitados na hora de escolher um parceiro para dividir um projecto — na recta final de 2017 esgotou todas as edições disponíveis de WESTSIDE DOOM em menos de 24 horas.

 


[Meyhem Lauren] Glass

O bairro de Queens continua a ter o seu estilo de rap bem representado no espectro do hip hop actual. Meyhem Lauren é um dos rappers que melhor carrega a tocha que Nas ou Mobb Deep um dia tiveram nas mãos. Em 2016 estreou-se pela Fool’s Gold Records, de A-Trak, com o disco Piatto D’oro — um projecto que o levou a colaborar com Large Professor ou The Alchemist.

A atenção do rapper está neste momento virada para os trabalhos divididos com um beatmaker específico, aprimorando a arte da sua rima em contextos sónicos mais singulares. Depois da parceria com DJ Muggs, dos Cypress Hill, no ano passado, chegou agora a vez de Harry Fraud ser o fornecedor de batidas para um projecto inteiro — os produtores tinham-se cruzado com Meyehm em Piatto D’oro. Neste fresco Glass, o rapper conta com versos emprestados de Action Bronson, Conway ou Westside Gunn.

 


[Jean Grae & Quelle Chris] Everything’s Fine

A realidade pode ser chata e as nossas vidas, por vezes, aborrecidas. “Todos os dias as notícias são más”, contou Quelle Chris à NPR, que (uma vez mais) proporcionou uma escuta antecipada de um disco. A afirmação do rapper tem como base o balanço do primeiro ano de mandato de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos da América.

“A resposta mais banal quando perguntas a alguém, ‘como estás?’, é ‘oh, está tudo bem'”. A dupla casou os talentos em Everything’s Fine. Essa poderosa arte de satirizar e reduzir ao ridículo e irrisório as questões que nos deviam deitar a baixo no dia-a-dia, uma técnica que ambos souberam aplicar nas suas obras a solo. Everything’s Fine é um novo lançamento da Mello Music Group, escrito e produzido por Jean Grae e Quelle Chris, que aqui contam com o auxílio vocal de Denmark Vessey, Your Old Droog ou Hannibal Buress.

 


[DJ Esco] Kolorblind

Future volta a ser o host de um projecto de DJ Esco. O DJ e produtor de Atlanta conta com a ajuda do amigo para colaborar num LP da sua autoria e o autor de HNDRX faz-se ouvir pelos 11 temas que compõem Kolorblind. Mas Future não é o único rapper: Nas, Young Thug, ScHoolboy Q, Rich The Kid ou Ty Dolla $ign também marcam presença no novo trabalho de DJ Esco, que teve a ajuda de Metro Boomin ou DJ Spinz na produção de Kolorblind.

 


[Rich The Kid] The World Is Yours

O percurso de Rich The Kid tem sido pautado por mixtapes colaborativas e a solo, tendo cruzado o seu caminho com nomes importantes da cena norte-americana como Playboi Carti, Desiigner, Migos, 21 Savage, Wiz Khalifa ou Kodak Black. O nível subiu nesta investida num formato mais “a sério” e, para isso, recrutou Metro Boomin, DJ Mustard, Harry Fraud ou WondaGurl para esculpir as batidas necessárias para um pelotão de MCs: Kendrick Lamar, Future, Quavo, Offset, Chris Brown, Rick Ross, Lil Wayne ou Trippie Redd são algumas das estrelas desta constelação.

 


[SAINt JHN] Collection One

O disco de estreia de SAINt JHN demorou “uma vida inteira” a desenvolver, conforme o artista revelou ao HipHopDX. Habituado a viver no lado mais sombrio e escondido da indústria musical, o rapper de Brooklyn destacou-se pelas colaborações que protagonizou com estrelas como Usher ou Joey Bada$$, que lhe têm ajuda na hora de escrever as letras para algumas das suas canções.

SAINt JHN encara este projecto como uma primeira oferenda aos seus ouvintes, uma Collection de temas, dando a entender que este poder ser o primeiro volume de uma saga que continuará a trazer-nos novo material. É também um trabalho maioritariamente solitário, que conta apenas com Janelle Kroll nos convidados, que pode servir de afirmação para alguém que quer sair da sombra. f a l l e n é quem assina a maioria da produção de Collection One.

 


[Knxwledge] MEEK.VOL3

Nos trabalhos “laboratoriais”, destaca-se a nova entrada na saga de remisturas que Knxwledge dedica a Meek Mill. Ainda encarcerado, a comunidade do hip hop continua a mostrar-se descontente com a situação que o rapper está a enfrentar. A hashtag #FreeMeek é uma das mais usadas nas redes sociais como forma de protesto. Knxwledge vai mais longe e revisita a discografia do colega, fazendo sentir a sua presença nos nossos ouvidos apesar da distância que o afasta dos microfones.

 


[Sevdaliza] The Calling

Tal como nos seus projectos anteriores, Sevdaliza juntou-se a Mucky para produzir The Calling, o seu novo EP. Depois da actuação no Vodafone Mexefest 2017, a autora de Ison é uma das artistas confirmadas no Super Bock Super Rock 2018.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos