Scúru Fitchádu lançou ontem um novo single, “Du ta morrê”, que serve de primeiro avanço do seu próximo álbum, Griots i Riots, cuja edição é esperada durante o primeiro semestre deste ano.
É ao estilo de rave inglesa que Marcus Veiga dá as boas-vindas a 2025, mas sempre envolto na habitual fusão entre o funaná e o espírito punk. “Du ta morrê” é, segundo nos nota um comunicado, “um lugar austero, um lugar de dúvida, de dívida, de lamento e reflexão, pautado em tempos de locomoção abrasiva.” O tema foi escrito, produzido e interpretado pelo próprio artista, que contou com as ajudas de Recordie (na gravação, mistura e masterização) e José Mendes (na fotografia da capa).
Há precisamente dois anos, Scúru Fitchádu lançava o seu segundo álbum de originais Nez Txada skúru dentu skina na braku fundu, que foi escrutinado aqui, no Rimas e Batidas, através de uma entrevista conduzida por João Mineiro. Desde então, a sua expressão artística tem passado sobretudo pelos palcos, e nessa vida de estrada apanhámo-lo ao vivo pelo MEO Kalorama’23 e pelo Festival Vapor’24.