pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 02/05/2023

Em Busca das Canções da Liberdade estreou ontem na Antena 1.

Rui Miguel Abreu percorre os temas que marcaram as lutas pela independência da África lusófona em nova série

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 02/05/2023

Rui Miguel Abreu guia-nos numa nova viagem musical Em Busca das Canções da Liberdade, uma série que lança um olhar sobre as bandas sonoras que acompanharam as lutas pela independência dos países africanos da esfera lusófona.

Depois de explorar a identidade sónica do Brasil no ano passado à boleia de Num País Tropical, o director do Rimas e Batidas volta a assinar uma nova série que cruza música e história para a Antena 1. Em Busca das Canções da Liberdade terá seis episódios e estreou ontem no primeiro canal da rádio pública — cada nova entrada na série vai para o ar à segunda-feira após o noticiário das 23 horas.

Neste recém-estreado áudio-documentário, Rui Miguel Abreu fala-nos da luta pela liberdade daqueles povos africanos, colocando os feitos de artistas como Duo Ouro Negro, Cesária Évora, Bonga, David Zé ou Bana no mesmo patamar do que fizeram José Afonso ou José Mário Branco pelo nosso país através da música — “São artistas que lutaram por essa liberdade, e que fizeram do sonho dessa liberdade a grande inspiração para a música que criaram,” nota o autor numa peça de Pedro João Santos para o site da Antena 1.

Angola é o destino escolhido para os primeiros dois capítulos desta iniciativa que pretende percorrer a história com o auxílio do que é audível nos discos e também de alguns depoimentos prestados por músicos e aficionados do som, como Francisco de Sousa (Celeste/Mariposa), Milton Gulli (Cacique’97) ou Edgar Raposo (Groovie Records). No episódios que se seguirão, a rota do cancioneiro lusófono também passa por Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos