O segundo álbum de Ross From Friends viu ontem emergir o seu primeiro single, “The Daisy”. Tread será editado no dia 22 de Outubro pela Brainfeeder.
A história de Felix Clary Weatherall no panorama da música electrónica começou a ser desenhada no início da presente década mas só em 2018 é que o seu nome passa a ter uma maior exposição. Aphelion EP apresentava o artesão da IDM como uma das grandes apostas de Flying Lotus na sua Brainfeeder, editora que nos meses seguintes se aprontou a lançar o LP de estreia, Family Portrait, e um outro curta-duração, Epiphany, provenientes do laboratório do experimentalista do sul de Londres.
Com o Reino Unido a apresentar-se como um dos territórios mais avançados no processo de desconfinamento à escala global, a notícia que dá conta da vinda de um novo trabalho assinado por Ross From Friends vem mesmo a calhar. Ainda por cima acompanhada do primeiro videoclipe desta jornada para o tema “The Daisy”, um manifesto 2-step que expressa a urgência em nos podermos reencontrar novamente numa pista de dança em sessões de terapia clubbing pós-laboral.
Entre melodias transcendentais e ritmos quebrados, Tread compila um total de 12 faixas, nas quais se reflectem o período de mudança extrema a que o mundo foi sujeito e que, consequentemente, limitaram as rotinas diárias do produtor britânico a uma porção da Old Kent Road, onde se situam tanto a sua casa como o seu estúdio. O álbum foi esculpido com o auxílio de Thresho, um plugin desenvolvido pelo próprio artista para a plataforma da Ableton Max For Live, disponibilizada gratuitamente para a comunidade em Abril de 2020.
Na loja da Brainfeeder já se pode fazer a reserva das versões físicas do disco, em CD e vinil. Com vários concertos a nível doméstico agendados para os próximos meses, é esperado que o músico e a sua banda, composta também por Jed Hampson e John Dunk, partam para uma digressão europeia no próximo ano. Em 2019, vimo-lo nesse mesmo formato a propósito da segunda edição do Nova Batida.