pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Shawn Setaro
Publicado a: 25/05/2020

É-lhe atribuída a autoria do primeiro artigo sobre rap numa publicação de referência.

Robert Ford Jr., pioneiro do hip hop, morre aos 70 anos

Texto: ReB Team
Fotografia: Shawn Setaro
Publicado a: 25/05/2020

O hip hop despediu-se de mais uma das suas lendas: Robert “Rocky” Ford Jr. perdeu a vida na passada quarta-feira, dia 20 de Maio. A notícia foi dada por Russell Simmons à HipHopDX, que, embora desconheça o motivo da morte, alertou para o facto do produtor e jornalista sofrer de diabetes.

A ligação de Ford Jr. ao hip hop começa em 1978, quando assinou o primeiro artigo impresso de sempre a falar do fenómeno urbano que estava a fazer furor nos bairros nova-iorquinos através da Billboard. Um ano depois da peça “B-Beats Bombarding Bronx” ter sido publicada — em 2012 foi recuperada pelo filho para o seu blogue pessoal — Robert aproximou-se de Kurtis Blow e produziu-lhe o singleChristmas Rappin’”, uma jogada importante que ajudou o então jovem de Manhattan a tornar-se no primeiro MC de sempre a assinar um contrato com uma editora major, nesse caso a Mercury Records. Em 1980, a parceria (com a ajuda de James B. Moore, Russell Simmons e Larry Smith) voltava a dar cartas com “The Breaks“, a primeira canção hip hop de sempre a alcançar o estatuto de single de ouro. As suas contribuições para o som de Blow garantiram-lhe ainda que fosse “samplado” cerca de 1000 vezes.

No depoimento deixado à HipHopDX — posteriormente partilhado no Instagram — Russell Simmons, co-fundador da Def Jam e um dos empresários mais bemsucedidos dentro do hip hop e da cultura urbana, reconheceu Ford Jr. como “mentor” na arte de gerir, promover e agenciar artistas.

Podem ouvi-lo a falar sobre a sua preenchida e importante carreira no episódio 91 do podcast The Cipher.


https://www.instagram.com/p/CAchHJvJTJL/?utm_source=ig_web_copy_link

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos