Na próxima terça-feira, 19 de Novembro às 18h30, a Rizoma e a Orquestra GeraJazz unem esforços num concerto de entrada livre que terá lugar no Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.
Apelidado de “Raízes Sonoras”, este espectáculo será um verdadeiro encontro afro-lusófono com vista à fusão do jazz com diferentes cadências oriundas do continente africano. A interpretar a música em palco estarão os instrumentistas da Orquestra GeraJazz com dois elementos da Rizoma (Clismar Carvalho e Vanessa Faray), que serão conduzidos por Eduardo Lála, coordenador técnico-pedagógico da Rizoma e diretor artístico de jazz da Orquestra Geração (onde se inclui o projecto Orquestra GeraJazz). Como convidados, um elenco de artistas lusófonos juntar-se-ão a esta festa: Iúri Oliveira, Karyna Gomes, Edvânia Moreno, Anastácia Carvalho, Isabel Novella e José Braima Galissá.
Criada em 2022, a Rizoma é a primeira orquestra social a surgir em São Tomé e Príncipe e tem a portuguesa Orquestra Geração como parceira, que ajuda na formação dos seus músicos através de aulas online. O principal objectivo desta iniciativa é promover o sector da música e das artes cénicas como potenciadores da economia e da educação formal e informal junto das camadas mais jovens do povo são-tomense. A Rizoma tem o apoio da PROCULTURA, uma acção financiada pela União Europeia que é gerida e co-financiada pelo Instituto Camões.