pub

Publicado a: 23/07/2018

O ressurgimento da indústria musical é liderado pelo rap e o r&b, revela novo relatório da Nielsen

Publicado a: 23/07/2018

[FOTO] Hélder White

O relatório da Nielsen sobre a primeira metade de 2018 saiu no início de Julho e confirmou o domínio do rap e r&b nesta nova era controlada pelos serviços de streaming.

Sustentados pelos plays e visualizações, Post Malone (beerbongs & bentleys e Stoney), Cardi B (Invasion of Privacy), Migos (Culture II), J. Cole (KOD), XXXTentacion (?) e Kendrick Lamar (Black Panther: The Album) dominam o top 10 de álbuns mais consumidos/vendidos nos primeiros seis meses deste ano. Drake e Post Malone foram os artistas mais ouvidos, acumulando mais de 3 mil milhões de streams cada um só nos Estados Unidos da América.

De acordo com a Nielsen, o rap e o r&b representam 31% do mercado, enquanto o rock, por exemplo, tem 23%, um valor que tem vindo a decrescer desde que o género foi destronado em 2017.  No entanto, as vendas físicas também estão a beneficiar deste ressurgimento: o Record Store Day deste ano bateu o recorde de LPs vendidos (733 mil) e o mercado de vinil cresceu 19% em relação ao mesmo período de 2017.

Em Portugal não fugimos ao fenómeno norte-americano e as tendências do YouTube e Spotify têm, de momento, nomes como Piruka, 6ix9ine, Wet Bed Gang, Drake, Jimmy P, Mota JR, Lil Pump, Lil Skies, Young Thug, Lil Uzi Vert, Cardi B, Juice World, Denzel Curry, Childish Gambino, Brockhampton ou Tyga a ocuparem os 30 primeiros lugares nos tops de cada uma das plataformas.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos