pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Mike AK
Publicado a: 12/04/2022

De 04/04/2022 a 10/04/2022.

Rap PT – Dicas da Semana #78

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Mike AK
Publicado a: 12/04/2022

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.



[UEST. x Jackie] “05:35”

Na semana passada questionávamos qual seria o sucessor de “LOKI”, mas não esperávamos que ele aparecesse tão cedo. Depois da chamada feita a João Tamura, Rilha foi o requisitado para o que parece ser, definitivamente, um projecto colaborativo entre UEST. e Jackie.

No entanto, antes de o rapper da Trofa (que garante não entrar se “isto” for trap) protagonizar um “Skit” — em mais um sinal de que estamos perante um trabalho em construção —, rapper e produtor trouxeram um novo tema madrugador: “05:35” incute a energia matinal que todos precisamos.



[Yuri NR5] “Diva”

Foram precisas 77 edições para voltarmos a assinalar um lançamento de Yuri NR5 por aqui. E depois de “São Paulo”, tema destacado na estreia desta rubrica, a fasquia não podia estar mais alta, se já na altura nos parecia que “as poucas certezas prometedoras de Yuri fazem-no maior que a sua já elevada estatura”. 

Com “Diva”, o artista da Bridgetown — no seu segundo lançamento pela label — apontou exactamente para maiores altitudes num voo que convence, à primeira vista, pela parte visual e, só depois de algumas idas e voltas, pela banda sonora que serve a curta realizada por Mike AK. Se em “São Paulo” nos sentimos paulistas desde sempre, “Diva” não foi de conquista tão rápida. Esperemos que isso seja um sinal de que o que está para vir é para durar.



[AZIA] “Nada Fixe”

O nome AZIA, apesar de invulgar, não nos era estranho graças (como tantas vezes acontece) à Paga-lhe O Quarto Records. E por cá essa passagem turbulenta, assinalada em “BedTrip”, mereceu destaque na edição de Julho de 2020 da #ReBPlaylist pelas palavras de Gonçalo Tavares.

O “Nada, fish!” atirado ao mar pela POQ há dois anos voltou agora a dar à costa, dentro da garrafa de Causa Torpe, com a mesma mensagem, a mesma mensageira, mas com novo sentido: “Nada Fixe”.



[LANDIM] “Lisons di Vida” ft. STE

Lições de vida são matéria recorrente na música de Landim, seja a transmiti-las ou a interiorizá-las. Desta vez é sobre a liberdade — e a forma como rapidamente a podemos perder — que o rapper de Mem Martins versa no seu novo tema, “Lisons di Vida”, ao lado de Ste, considerado pelo autor de Programa como um dos melhores rappers de sempre a cantar em crioulo. 



[DEEZY X ALTIFRIDI] “ABSURDO”

É com a camisola de Michael Jordan, icónico 23 dos Chicago Bulls, que Deezy entra em “Absurdo” para mais uma — e não a última — dança. O “MJ mood” é contagiante e , por momentos, chega a fazer esquecer que ainda há Altifridi por ouvir. Mas quando chega a vez dele, o jogo muda por completo e surge um novo MVP por considerar.



[M_EllOQUENTE] “SODADI” feat. BABY CREEZY

Do Algarve chegou-nos mais uma colaboração improvável que juntou Miranda Eloquente a Baby Creezy — a velha guarda ao sangue novo —, em mais um feliz cruzamento de estilos, gerações e raízes: de Cabo-Verde a Angola, “sodadi ta matan”.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos