pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/11/2021

De 08/11/2021 a 14/11/2021.

Rap PT – Dicas da Semana #57

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/11/2021

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.



[X-TENSE] “L414”

Foi a primeiríssima novidade da semana, mas não trouxe nada de novo para lá do tema que ainda não era conhecido. Ainda assim, apesar de não ser surpresa para ninguém, não deixa de ser sempre, paradoxalmente, surpreendente tudo aquilo que X-Tense consegue fazer em cada canção. “L414” é mais um avanço de Nuno — o seu próximo disco — e espelha, mais uma vez, todo o leque de capacidades dominadas pelo artista: sejam as letras foneticamente complexas, as melodias ousadas ou a produção frequentemente assinada em nome próprio, desta vez ao lado de Baco. É verdade que nós sabemos que ele é fire, mas voltamos sempre a passar a mão para ver se queima — e queima mesmo, cada vez mais.



[Raul Muta, NA Zona] “100RUMO”

Depois de se ouvir, a colaboração parece mais do que óbvia e inevitável. Mas como adivinhar é proibido, tivemos de ouvir para crer — ou para querer, como quem só descobre que queria depois de ter. Assim se fez sentir o par composto por NA Zona e Raul Muta em “100RUMO”, uma faixa com produção local pela mão de CrateDiggs, que chega como primeiro vislumbre de Brilho Divino, um projecto em desenvolvimento pelos os dois últimos participantes mencionados. Entre cada dupla e a tripla, venham vocês e escolham.



[Kristoman & Real Punch] “Patrões”

Se não se confirmar a presença da trupe Griselda na edição do Rolling Loud em Portimão, há, pelos Algarves, uma alternativa por troca directa: toda a estética cultivada por Darth Lxiv, nas batidas, e YoClichê, nos visuais, à volta da parceria Kristoman & Real Punch tem enchido as medidas de quem procura carga pesada em barras. Venha quem vier, estes são os “Patrões” cá do sítio.



[ORELHA NEGRA] “Duas Caras” feat. Beware Jack

Entre duas orelhas enquadra-se uma cara, mas para os Orelha Negra há, sempre, duas — uma da banda e a outra dos convidados que se vão cruzando. No encontro das “Duas Caras” deu a face Beware Jack, para cantar um tema já apresentado no Eléctrico, da Antena 3, sob “Manobras”. Agora, volta a dar-se um “veloz, feroz, atroz…” choque frontal entre ambos.



[M.A.C.] “Hoje é dia” feat. AMAURA

A passada quinta-feira foi dia de ouvir mais um tema dos M.A.C. (Missão A Cumprir) e, se o novo projecto em vista da dupla tem carimbo Mano A Mano, não podia faltar a quota-parte de AMAURA no mesmo. O ritmo dos velhos cúmplices parece não abrandar, e “Hoje é dia” de destacar o mais bem conseguido desta ronda de lançamentos — ainda em curso, presumivelmente.



[Lady N] “Hoje já é tarde”

Se “Hoje é dia” de destacar os lançamentos da semana passada, “Hoje já é tarde” para ficar a par (mea culpa, também) da voz de Lady N, aqui embalada pelo instrumental de Tommaso Antico — mas mais vale tarde do que nunca. 



[Jvst Fly] “Pode Vir”

Facilmente encaixam no rótulo “música para putos”, até porque o são. As carinhas não enganam ninguém. Porém, deixada a condescendência de lado, por quem já se esqueceu que também teve essa idade (mea culpa, novamente), não será assim tão estranho reconhecer que os “miúdos” estão a começar a calçar uns números acima, mesmo que as temáticas ainda não lhes sirvam completamente, e que as abordagens possam roçar o — à falta de melhor termo ou anglicismo — cringe (explicado pelo choque geracional). 

Não obstante tudo isso, o trio que mereceu a aposta de Kappa Jotta na sua Good Fellas Good Music está a amadurecer a seu tempo, e “Pode Vir” é um passo considerável nessa jornada — nem que seja pela indumentária formal, que lhes assenta inesperadamente bem. 

A melhor de três partes de um pack intitulado Hera revela alguns elementos entusiasmantes, capazes de ocupar um espaço aberto por gente como os Instinto26 e uns furos acima para quem já domina um público bastante jovem. Não há-de faltar assim tanto para os Jvst Fly chegarem a outras faixas etárias. É só deixá-los continuar a voar nesta direcção. Podem vir, rapazes.



[Atalaia Airlines] “Niteflix” (feat Mike El Nite)

Agora noutros voos, os Atalaia Airlines não olham a fronteiras nas suas rotas musicais; por isso, com Mike El Nite a bordo, faz todo o sentido a sua passagem pelo espaço aéreo do rap nacional. Neste “Niteflix”, O Aviador é o rapper de Telheiras — Miguel no papel de Leonardo — e a restante comitiva tem inscritos nas lapelas os nomes Afonso Serro, Humberto J. Dias e Pedro Puccini, sob a égide da companhia Cuca Monga. O longo-curso está já previsto para dia 19, com descolagem a partir do Palácio da Independência, no Super Bock Em Stock. Não deixem o check-in para a última hora.



[benji price] “Girassóis”

Há um novo disco flamejante para seguir até o mesmo se pôr (em escuta): ígneo teve o seu primeiro sinal de luz em “Girassóis” e marca a estreia — ainda que não pareça — de benji price, finalmente, a solo. Mil e uma batidas e umas quantas rimas divididas depois, o agora autor em todas as suas dimensões apresenta-se pronto a abraçá-las na totalidade, pronto a desenvolver as próprias fórmulas foneticamente arrumadas. Ontem, espreitámos algumas dessas fórmulas cheias de energia, potência e luz. Espreitem também, para saberem um pouco do que aí vem, não sem, primeiro, colher “Girassóis”.


https://open.spotify.com/playlist/5ODxFIvkq0J7nUr8FlKoPs?si=8759852e4ce24a2b

(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos