pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/09/2023

De 04/09/2023 a 10/09/2023.

Rap PT — Dicas da Semana #152

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/09/2023

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.


[Armário Records] “Trendinites”

A tendência de gente como Animal, Uno, Benny Broker, Farrusco, Cevas, Catalão e Cabril é não seguir modas. E, ao microfone, esta turma de parceiros e afiliados não se cansa de o reivindicar. É assim desde sempre dentro das quatro paredes deste Armário Records, onde só entram aliados da mesma causa, como aqueles que aqui intervêm a convite — mas também as caras que se vão manifestando no vídeo de suporte (assinado por Sebastião Santana) a “Trendinites”, mais um tema retirado do EP Tábua Rasa, editado em Maio passado, para o qual contribuem ainda rappers como Vácuo, Mura e João Pestana.


[Farrusco] “Erro Crasso” feat. Pibxis

É por esta altura um dos rappers mais activos no panorama nacional, preservando o método de trabalho de outros tempos, que privilegia a constante demonstração de trabalho feito em detrimento de uma estratégia de lançamentos ultra-calculada. Esse, entre outros, tem sido o grande mérito de Farrusco, que numa mesma semana — paradigmática dos seus últimos meses — viu o seu contributo para com o Armário Records novamente na ordem do dia e um disco editado em nome da Highlevelsound. Ao Mais Alto Nível põe o rapper de Odivelas à prova em diferentes registos — com um drill cerrado à cabeça —, mas é “Erro Crasso” que se revela a faixa mais certeira das nove reunidas neste curta-duração. E essa pontaria deve-se, também, à inusitada mas carismática criatividade de Pibxis em frente ao microfone.


[Stay Real] “Grow Up”

Se há coisa com a qual não contávamos era ver Stay Real a rimar em pleno Parque Dom Carlos I. Não é que uma cidade como Caldas da Rainha não seja digna de cenário hip-hopiano — até porque, nessa matéria, não lhe faltam representantes de valor —, mas é mesmo nesse pormenor periférico que se encontra a diferença que o MC traz ao panorama do rap crioulo: nem só de Porsche e estrada no Guincho se faz a sua música, e, aliada à flagrante qualidade que o estreante demonstra, existe uma mensagem muito própria a transmitir.


[NGA] “A Chama”

O tema vem de Dope Muzik apresenta: Pedras Preciosas, trabalho que tem Van Sophie como figura central, mas em “A Chama” são os “cotas” que se chegam à frente para encerrar o novo capítulo da série carimbada pela casa editorial que fundaram. Ao lado de NGA, figuram ainda Don G, Monsta e Prodígio, eles que, tantos anos depois, representaram da melhor forma a essência da Força Suprema numa faixa lançada no último trimestre de 2023: “Essa fama não nos rouba chama, esta indústria não nos compra a alma”, resumido nos versos finais de Prodígio.


[Mr. Marley x Apollo G] “Upgrade”

Trilharam caminhos bastante diferentes para chegarem onde chegaram, mas o que os une é, pelos vistos, bem mais do que aquilo que os separa. É também sobre essa ligação que versam Mr. Marley e Apollo G em Rotina EP, trabalho de meia dúzia de faixas de onde saiu este “Upgrade” desenvolvido entre Marley do Rosário e Sandro Andrade.


[Julinho KSD x Soraia Ramos] “Mónica”

Parecendo que não, afinal Julinho KSD escreve antes de cantar — por muito espontâneas que as suas letras possam soar. Pelo menos é com essa ideia que ficamos do vídeo de “Mónica”, tema que junta o rapper da Linha de Sintra a Soraia Ramos na mesma faixa. E a conexão com a cantora luso-cabo-verdiana vem a confirmar uma tendência recente, mas que já era bem patente desde que embarcámos em “Sentimento Safari”: há muito mais por onde explorar além do rap propriamente dito para o autor de Sabi na Sabura.

(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos