pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 30/05/2023

De 22/05/2023 a 28/05/2023

Rap PT – Dicas da Semana #137

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 30/05/2023

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.


[Lazy] “Porque posso”

Se as novidades da À Socapa Records dos últimos meses se têm concentrado em Lazy, por alguma razão há-de ser. Até porque, como “Porque posso” confirma numa regra já verificada de há cinco singles para cá, parece mesmo haver ligação, a julgar pela tonalidade roxa que os diferencia, entre os temas lançados pelo rapper e produtor do Porto. E seja o que for que aí venha, esta meia dúzia de amostras preliminares só augura coisa boa.


https://www.youtube.com/watch?v=AxmEO4cDdsk

[Smélio] “Love me”

O caso torna-se, porém, mais ambíguo quando entra um novo elemento na equação: sob o mesmo selo, desta vez é também Smélio que surge com a mesma tonalidade em “Love me” — ele que é, aliás, responsável pelas ilustrações monocromáticas do parceiro dessa casa editorial anteriormente visada. O tom, esse, é semelhante ao que tem pautado a nova matéria da À Socapa: puramente confessional — e aqui bem mais acentuado que o normal.


[Subtil] “Sinais d’ Fumo”

Quem faz da confissão regra é Subtil, que assina a sua escrita inequivocamente em nome próprio: João Fontes tanto escreve o que vive como vive o que escreve em cada canção. “Sinais d’ Fumo” não só não é excepção, como espelha bem a tendência natural do rapper algarvio em discorrer sobre temas como desamores, sejam eles com outras pessoas ou em relação ao autor em causa própria.


[NOIATT x Crate Diggs] “Sermão aos Leigos”

Ao vigésimo segundo dia desde a estreia de “Mikado”, o primeiro avanço de L’Chaim, NOIATT e Crate Diggs inauguraram a sua obra conjunta. Composto por seis temas, o EP que junta rapper e produtor encontra inspiração num espectro bem definido do hip hop norte-americano, menos vistoso, que vai desde o método de The Alchemist até à essência de MIKE — e “Sermão aos Leigos” é uma das amostras mais fiéis a essas referências.


[Chyna] “S.R.D.”

Chyna não é rapper de um só registo, mas há registos que, naturalmente, lhe assentam melhor do que outros. Temas como “O que é que tens feito?”, “Man Down” e este último “S.R.D.” são paradigmáticos do melhor que lhe podemos exigir: um drill à durão, mascarado de uma coolness à medida do MC que se apresenta nas suas sete quintas entre streets, rimas e dollas.


[On the Spot #6: Vácuo] “Barras e Barras”

Depois de uma quinta edição dedicada aos riscos e batidas, o rap volta a estar em primeiro plano no sexto fascículo da rubrica On the Spot, promovida pela Godsize Records. Vácuo é o protagonista de “Barras e Barras”, proposta mais que óbvia de um MC que nunca mostra pruridos na hora de rimar forte e feio.


[Harold] “Bora” feat. nastyfactor

O que nos serve de consolo ao término dos GROGNation é ver que as ligações — artísticas e pessoais — entre os membros mantêm-se de boa saúde. Não é, aliás, segredo para ninguém que, à semelhança de qualquer dinâmica de grupo, haja mais química entre determinados elementos, fenómeno esse evidente e assumido no caso de Harold e nastyfactor, eles que continuam a trabalhar com particular proximidade. E, quando pelo meio dos respectivos trabalhos individuais se cruzam, o resultado promete não ser menos persuasivo do que um “Bora”.


[AJ] “AMANHÔ feat. Prizko

O caso não é paralelo, mas não deixa de ser semelhante: de um lado, temos mais um ex-membro do colectivo de Mem Martins; do outro, alguém que o acompanhou bem de perto ao longo dos anos. Tanto AJ como Prizko, apesar da proximidade menos flagrante, mantêm-se fiéis colaboradores dos restantes elementos do grupo extinto, especialmente dos dois rappers acima visados. Daí que “AMANHÔ transpire, igualmente, uma química de ontem entre ambos.


[RUB] “CHEIRA A RAP” feat. Farrusco, Johny Malibz & TOM

Cheira a rap e não é para menos: onde há fumo, há fogo, sobretudo quando há gente como RUB, Farrusco, Johny Malibz e TOM a ateá-lo. E é com a carne toda no assador que o MC apresenta o seu álbum de estreia, BASTARDO, que conta ainda com contributos de Brokas, NuSkills, Mano Peste, DJ Ketzal, saraiva, PRE, Cabril, DJ Riscólado, Reau DZ, Chyle dos Beats e Gigas.


[Stevão NDM x ZOO] “LET’S GO” feat. PMB

Foi preciso irmos a Santo António dos Cavaleiros falar com Ary Rafeiro sobre o seu álbum de estreia para o nome de Stevão NDM voltar ao nosso radar com mais atenção. E a verdade é que, fora um single lançado no ano passado, o rapper não tinha novidades para apresentar desde 2020. Queremos acreditar que chegámos ainda em boa hora, uma vez que “LET’S GO”, tema que partilha com PMB sob a produção de ZOO, se revela a faixa mais convincente do MC que também marcou presença em Contos de Amor de um Bom Malandro.

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos