pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Rafaela Ramos
Publicado a: 09/05/2023

De 01/05/2023 a 07/05/2023.

Rap PT – Dicas da Semana #134

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Rafaela Ramos
Publicado a: 09/05/2023

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.


[Crate Diggs x NOIATT] “Mikado”

Crate Diggs e NOIATT apareceram juntos de surpresa com “Mikado” na ponta do dedo. E desse encontro resultou — como nos revelaram de antemão na estreia exclusiva do tema por estes lados — em mais do que um single: L’Chaim, palavra originária do hebraico que é usada em tom de celebração durante um brinde, foi o resultado do cruzamento entre dois nomes discretos mas bem definidos do hip hop nacional — resultado esse que é revelado na íntegra do dia 22 deste mês.


[ProfJam] “JAMANTAH”

Revelado está, finalmente, o quinto longa-duração de ProfJam, editado, como já bem se sabe, no quinto dia do quinto mês do ano, com 25 músicas, feitas as contas primárias. Vinte e cinco é obra. E, como qualquer obra de valor — ainda para mais quando o criador é Mário Cotrim —, a devida densificação leva o seu tempo. Mas há conclusões a tirar logo à partida. Se a narrativa do autor de MDID (Música De Intervenção Divina) for linear, a conclusão rematada em “JAMANTAH” não podia ser mais paradigmática daquilo a que o MC de Telheiras (onde apresentou o seu novo trabalho, precisamente na véspera da edição deste disco) se propôs desta vez: um cruzamento certeiro entre as dimensões de fé e de tutoria, entre o eterno discípulo e o mestre incontornável.


[Johnny Virtus] “Sou Bem”

O novo capítulo da carreira de Johnny Virtus sente-se cada vez mais palpável à medida que o rapper e produtor do Porto reaparece em cena com pontas soltas. Já desde a fundação da Fosco Records, por volta de 2018, que o sucessor de UniVersos está em cima da mesa. “Sou Bem” é mais um sinal dessa há muito aguardada concretização, que, se tivéssemos de adivinhar, não há de tardar tanto quanto isso.


[Chek1] “Genesis”

Há quem, não raras vezes, encontre na música o espaço certo para expiar o que quer que seja. Nem nós, confrontados com o teor das entrelinhas de “Genesis”, pretendemos ir além do que nos diz, aqui, respeito. E volta à baila a velha questão de saber se, afinal, é quando bate no fundo que o artista mais se eleva. Parece-nos seguro avançar que, para o bem e para o mal, em cada final há um começo. Isso tanto vale a título inequivocamente pessoal no caso do autor como na faceta de Chek1, MC que é meia parte de Enigmacru. E, pelo menos no âmbito artístico, não se podia pedir melhor desfecho para uma faixa deste cariz.


[Caixa Cartão Collective] “Horas Extra”

“Horas Extra” fecha a trilogia de singles que antecipam o terceiro volume a ser editado pelo Caixa Cartão Collective já no próximo dia 14. Com Beiro, Pedra, UEST., Rilha e Big Jony a marcarem no prolongamento, está confirmada a táctica para o resto do jogo: entradas a pés juntos e pancadaria do início ao fim — é esse o “sabor da vitória” por aqui.


[Real GUNS] “PORKARIA”

Sai mais um episódio a cores de ODB (Original Dirty Bastards)mixtape cozinhada a meias com os 404 Soundlab —, fica mais um registo do documentário em tempo real que é a música de Real GUNS. Aliás, no trabalho do rapper luso-são-tomense a linha de “PORKARIA” em que reza “Nha rap é verdadero” é providencial, ao contrário do que em muitos casos, em que o mesmo statement é vincado, se verifica na realidade.


[Anonymouz_va] “Insónias”

Por cá estamos sempre na expectativa de descobrir novas mutações desse fenómeno imparável que se tem tornado o drill cantado em crioulo. Anonymouz_va é mais um activo, de valor, a surgir em cena para essas contas. E “Insónias” é já a sua segunda apresentação oficial nestas lides que, por muito exploradas que venham a ser, parecem ter ainda muito por descobrir.


[toGod] “CONFLITO” feat. AMBICHILD & Jollaz

Não se pode esperar das novas escolas que rompam com tudo o que vem de trás e que inventem a roda. Nem os artistas mais disruptivos vieram do nada em matéria de referências e legados. Pede-se, antes, que o que trazem acrescente valor, por maioria de razão, ao que já foi feito, mesmo que de formas diferentes. É exactamente a isso que a música de toGod nos soa: a uma série de coisas que já ouvimos e, simultaneamente, a nada que se pareça. E esse é um bom “conflito” para se ter como ponto de partida.


[Farrusco] “Explosão De Essência” feat. Angry Pete & RUB

“Explosão De Essência” é uma boa forma de resumir um cruzamento entre Farrusco, Angry Pete e RUB. Em boa verdade, essência é traço que lhes sobra aos três enquanto rappers circunscritos a uma linha muito bem definida no sub-solo do hip hop nacional. E com Brokas na produção não havia maneira de não resultar num ver quem escava mais fundo com a caneta.

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos