pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/10/2023

Com filmes, documentários, palestras e actuações dedicadas ao género.

Porto/Post/Doc assinala os 50 anos do hip hop na edição de 2023

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/10/2023

Já se conhece a programação do Porto/Post/Doc, festival de cinema que leva mais de 130 filmes à Invicta entre os dias 17 e 25 de Novembro.

Em destaque na 10.ª edição do festival portuense dedicado à sétima arte vão estar as celebrações das cinco décadas de vida da cultura hip hop. Para assinalar esse marco redondo, vão estar em rodagem filmes e documentários ligados ao género, tais como Nas: Time Is IllmaticStyle Wars, Freestyle: The Art of Rhyme, Stretch and Bobbito: Radio That Changed Lives ou Lil Peep: Everybody’s Everything.

A edição deste ano conta ainda, no que ao hip hop diz respeito — e sob o mote Hip Hop 50: Uma Celebração —, com duas conversas protagonizadas por intervenientes directos e indirectos desta cultura: Capicua, Fábio SilvaRui Miguel Abreu (director do Rimas e Batidas) sentam-se para falar sobre “palavras que transformam”, enquanto Ace, Maze, André Carvalho e Ricardo Farinha (também ele dos quadros do ReB, que ainda há bem pouco tempo publicou uma obra fundamental do hip hop português, Hip Hop Tuga – Quatro Décadas de Rap em Portugal) se reúnem para debater o tema “Nó das Antas: por onde anda o Hip Hop portuense”, no rescaldo da transmissão de Não Consegues Criar o Mundo Duas Vezes — documentário realizado por Catarina David e Francisco Noronha (ex-colaborador do ReB) que retrata a história do rap portuense.

Sendo o hip hop uma cultura fundada, sobretudo, na arte da performance, não podiam faltar actuações ao vivo, mesmo num festival de cinema. Desta forma, a 18 de Novembro, a Garagem Passos Manuel será palco de uma “BLOCK PARTY” com actuações dos históricos D-One e Serial e das promissoras redoma.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos