pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 08/02/2023

Jazz que desconhece barreiras.

Phonogram Unit lança Sameer, Linae e Now…Spos!

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 08/02/2023

Foram três de uma assentada: Sameer, Linae e Now…Spos! são os três discos editados pela Phonogram Unit no final da semana passada.

Não há barreiras que impeçam a editora lisboeta de explorar o jazz na sua forma mais inventiva possível. Em Sameer, o únicos destes três trabalhos a merecer edição física, em CD, Felice Furioso (bateria e percussão), Jorge Nuno (guitarra eléctrica) e Felipe Zenicola (baixo eléctrico) levam o conceito de exploração ao limite naquela que é a primeira gravação de sempre desta formação a seis mãos, captada por Joaquim Monte nos estúdios Namouche.

Apenas no domínio do digital ficam Linae e Now…Spos!. O primeiro desafia as leis da música contemporânea, vagueia entre “ambientes calmos e momentos mais energéticos” e tem como executantes João Almeida (trompete), Rodrigo Pinheiro (piano) e Vasco Furtado (bateria). O segundo é o culminar do trabalho que José Lencastre (saxofone alto), Miguel Petruccelli (baixo eléctrico e charango) e Aleksandar Škorić (bateria e percussão) têm vindo a desenvolver na estrada enquanto SPOS e contem os temas que o grupo levou para uma digressão internacional, que passou por sete cidades diferentes — a sessão aqui registada é a que teve lugar no Zaal 100, em Amsterdão, a 30 de Março de 2022.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos