OUPA leva o bairro até ao Rivoli

[TEXTO] Alexandra Oliveira Matos [FOTO] André Tentúgal 

Já não é a primeira vez que o projecto OUPA leva o hip hop dos bairros para o Rivoli, no Porto. Em 2016, depois de seis meses de residência artística, muitos jovens de Ramalde mostraram o seu talento nessa grande sala de espectáculos da Invicta. Este ano, 2017, é a vez de Lordelo do Ouro. Colapso, Mónica Guedes, Rufimatoso, Beat 25, .Fuga, Bonaparte, Razol e Rascão (com a participação especial de DN, LS, Jonas, Goofy e Tree Es) sobem a palco no dia 17 de Dezembro para mostrarem aquilo em que andaram a trabalhar com nomes como D-One e Capicua.

“Haverá muito e bom rap, soul, beatbox, freestyle e pitadas de graffiti e breakdance. Vai ser um espectáculo de hip hop em todo o seu esplendor”, promete Capicua que sublinha ainda que “o hip hop nasceu para unir a cidade e estimular a juventude”. Aliás, estes últimos são dois dos propósitos do projecto integrado na iniciativa “Cultura em Expansão” da Câmara Municipal do Porto. Acrescenta-se a estes o combate ao estigma, a promoção do espírito de pertença e ainda o espírito de “do it yourself”. Durante seis meses, os participantes puderam participar em oficinas de escrita, produção musical, vídeo, performance, promoção e produção de espectáculos. Sempre acompanhados pela equipa constituída, como vimos, por Capicua e D-One, mas também Tiago Espírito Santo, Patrícia Costa, André Tentúgal, Vasco Mendes e Pedro Nascimento.

Este projecto existe desde 2015, tendo começado no Cerco, de onde, além do espectáculo no Teatro Municipal, resultaram várias músicas compiladas em álbum e já vários concertos, como é de exemplo o do Festival Marés Vivas em Julho de 2016. Da residência artística do Ramalde, que fará a abertura do concerto do Lordelo como passagem de testemunho, resultou também um álbum, e este ano, 2017, no Lordelo não será diferente. Capicua afirma até que o álbum que foi agora gravado “está mesmo bom” e tem a certeza que “o público vai perceber pelo concerto o quão intenso foi o processo de criação”. O espectáculo é dia 17 de Dezembro, às 17 horas, no Rivoli. A entrada é gratuita.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team