pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Elisa Maciel
Publicado a: 16/04/2026

Pelas portas da Casa Capitão e da Casa da Música.

O samba doido dos Azymuth regressa a Portugal em Setembro

Texto: ReB Team
Fotografia: Elisa Maciel
Publicado a: 16/04/2026

No dia 26 de Setembro, a Casa Capitão (Lisboa) e a Casa da Música (Porto) recebem uma das mais duradouras e influentes instituições da música brasileira: os Azymuth.

Sob a liderança do único membro original sobrevivente, o baixista Alex Malheiros, a banda mantém a sua chama com Kiko Continentino (que tocou quase 25 anos com Milton Nascimento) nos teclados e o virtuoso Renato Massa (que já trabalhou com Marcos Valle e Ed Motta) na bateria. Os concertos de regresso ao nosso país prometem a revisitação de clássicos intemporais do conjunto que ousou fundir o jazz e o funk com o samba, criando o seu próprio universo sonoro apelidado de “samba doido”, mas também celebrar a nova fase criativa em que estes músicos se encontram.

Em 2025, Marca Passo assinalou um regresso aos discos do trio carioca, cinco anos depois de uma marcante colaboração Adrian Younge e Ali Shaheed Muhammad para o selo Jazz Is Dead, e apresenta faixas que remetem a um futurismo nostálgico, recheadas de percussão tropical. Nesse mesmo ano, os Azymuth apresentaram o novo LP ao vivo no Musicbox, atuação que gerou ecos no Rimas e Batidas. Na reportagem do concerto, Rui Miguel Abreu (que também assinou a crítica a Marca Passo) descreveu a energia que ligava em palco os três instrumentistas:

“Kiko estava especialmente endiabrado, mostrando-se capaz de fazer dos Azymuth um Hammond trio encharcado em ácidos num momento para, logo depois, o transformar num piano trio (Rhodes piano, bem entendido) vindo para aí de Andrómeda. Tanto groove num par de mãos apenas. E Renato é uma cascata de ritmos humana, com samba nos pés e Clyde Stubblefield nas mãos. Em cima disso, Alex diverte-se como se tivesse 20 anos, com luva na mão direita para melhor trabalhar as cordas que, sinceramente, destilam classe naquele baixo, capaz de só por si obrigar ao movimento colectivo.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos