pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 13/05/2020

Nyege Nyege: Uma Nova Esperança, um portal digital que vai ligar seis locais diferentes.

Nyege Nyege inaugura novo programa de música e som do MAAT

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 13/05/2020

Na próxima segunda-feira, dia 18 de Maio, o MAAT celebra o Dia Internacional dos Museus. Este ano, o tema é “diversidade e inclusão” e é aí que entra Terra Irada, o novo programa de música e som com curadoria de Pedro Gomes que “irá decorrer ao longo dos próximos meses”.

O primeiro capítulo deste trabalho, “que teve que ser todo reconfigurado, repensado, refeito, tornado líquido“, é um takeover da Nyege Nyege. Façam-se as apresentações:

“Uma iniciativa criada por dois europeus — Arlen Dilsizian e Derek Debru — em Kampala, no Uganda, a Nyege Nyege HQ tem proporcionado meios de produção, um festival, uma estrutura de representação e, sobretudo, vários canais viáveis a partir dos quais culturas insulares e com pouca exposição podem apresentar-se. Esta iniciativa inclui idiomas subsarianos, mas também de outras partes do mundo, num processo em constante expansão. A Nyege Nyege tem sido um bastião de ideias e de iniciativas construtivas e positivas para a era pós-colonial. Tem ajudado a estimular o orgulho próprio dos artistas e, assim, a compreenderem que podem trabalhar fora das suas áreas artísticas de forma a provocarem um impacto concreto no mundo exterior. Ao fazê-lo ao longo dos últimos cinco anos e em vários continentes, o projecto tem contribuído para a expressão de pensamento livre num contexto de respeito mútuo e civilidade.

A Nyege Nyege faz parte de um colectivo artístico sediado em Kampala que inclui uma residência artística e estúdios comunitários, e duas editoras discográficas /Nyege Nyege Tapes e Hakuna Kulala). Para descrever o festival de quatro dias que organiza, a Nyege Nyege convoca as seguintes palavras: ‘alegria abundante, música e músicos alternativos em África, de África ou com um profundo interesse em conhecer melhor o continente; representa diversão e curiosidade e desafiar fronteiras, sempre com um sentido de inclusividade e um convite à surpresa.’

Nesta colaboração inédita com o maat, o programa transmite seis emissões diferentes a partir de seis localizações no mundo — África do Sul, Mali, Tanzânia, Santa Lúcia nas Caraíbas, Ilha da Reunião e Uganda — onde comunidades e ideias visionárias se unem sob uma única bandeira de progresso, confronto, celebração e compreensão.”

A programação (que pode ser consultada aqui) terá direito a conversa de Gomes com os co-fundadores e moderação de Shannen SP, mas também performances (que acontecem entre as 17h e as 21h, aqui) de Menzi com Tshipo e Amabhotela, Jay Mitta com MC Anti Vairus ou HHY(que, sabe-se agora, editará novo disco pela Nyege Nyege Tapes no início de Junho) com The Kampala Unit.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos