Nova rádio online dedicada à música electrónica arranca a 1 de Novembro

A Rádio Quântica é um novo projecto de rádio online fomentado pelos artistas portugueses Photonz e Violet, ambos a residir actualmente em Londres, que pretende preencher um espaço que acreditavam estar deficitário no nosso país. “Da mesma maneira que aqui em Londres vemos a NTS a mexer tudo, a BCR em Berlim ou a Red Light Radio em Amesterdão, sentimos que havia capital humano e massa crítica para haver esta justiça também em Portugal”, explicou Violet ao Rimas e Batidas.

“Achávamos que havia um espaço por preencher. A música que sentimos como mais urgente e mais brutal não tinha uma presença consistente na rádio, que achamos ser um meio muito importante e eficaz para entusiasmar audiências e compor o puzzle cultural do nosso underground“, referiu ainda a produtora que é igualmente parte integrante da dupla A.M.O.R..

A Rádio Quântica terá presença em várias plataformas online e casa fixa em radioquantica.com e promete arrancar com as suas emissões regulares já no próximo dia 1 de Novembro.

Abaixo, o comunicado oficial da Radio Quântica:

 

A Rádio Quântica é uma nova plataforma que se propõe a funcionar como um refúgio seguro e comunal onde a voz de artistas e activistas do underground português se possa fazer ouvir. Foi fundada pelos artistas portugueses Photonz e Violet, ambos com 12 anos combinados de experiência em rádio local, nacional e online, em conjunto com um grupo de artistas e crews que têm ajudado a elevar a nossa scene a novos patamares e o developer português responsável por desenhar o streaming da mítica rádio londrina NTS Radio.Esta estação de rádio online é a manifestação de um movimento não-local que se desenha há já bastantes anos e que inclui DJs, editoras, crews, músicos, coleccionadores, agitadores culturais e activistas de igualdade de origem portuguesa ou lusófona.

Depois de ano após ano de colaborações não-oficiais como promover festas, lançar música, ir a festivais, gravar guest mixes uns para os outros e apreciação mútua em geral, fez sentido juntar as pessoas por detrás de uma das mais relevantes ondas de talento que a cultura portuguesa viu nas décadas recentes.

A Radio Quântica vai tentar ligar os pontos entre a rave e o punk, a sónica experimental e o hip hop, cinema e direitos humanos e mais além, através de programas com algumas das nossas melhores exportações e segredos melhor guardados, todos eles actualmente sub-representados nas estruturas convencionais da cena local, incluindo a Terrain Ahead de IVVVO, Solution e Trikk; Márcio Matos e Major, co-foundadores da Príncipe Discos; Golden Mist, a editora fundada por Lake Haze; Tiago Miranda de fama DFA, Lux e Interzona13; o pioneiro do Porto Alex FX; o gang rave da One Eyed Jacks; o explorador sonico HHY; as all-girl squads Thug Unicorn e Mashnotes e muito mais.

Vamos transmitir 24 horas por dia, 7 dias por semana, e a nossa grelha tanto inclui programas de autor como playlists cuidadosamente curadas para manhas e noites.

Juntos, através do meio da rádio, queremos explorar a nossa criação, as nossas influências e partilhar o continuo do legado português com o mundo nos nossos próprios termos. Acreditamos que, assim como o que acontece a um nível quântico, tudo é mesmo possível para todos – e a Radio Quântica esta preparada para ajudar a abrir essa avenida.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team