pub

Nídia vence Grammi sueco

[TEXTO] Alexandra Oliveira Matos [FOTO] Marta Pina

Sem anúncio, sem brinde, sem festa, Nídia é uma das grandes vencedoras na edição de 2018 dos Grammis suecos na categoria de “produtor(a) do ano”. A co-produção de “IDK About You”, tema de Plunge de Fever Ray, valeu-lhe a distinção ao lado dos restantes arquitectos sónicos do álbum. A artista, contactada pelo Rimas e Batidas, não quis comentar o prémio.

 



Apesar de estarmos mais habituados a ouvir falar nos GRAMMYs, nos Estados Unidos da América, sabíamos que a música de Nidia não escolhe fronteiras. Em 2017, a produtora lançou Nídia é Má, Nídia é Fudida e, no balanço do ano, a Rolling Stone, revista americana, considerava esse seu primeiro álbum o sexto melhor na categoria de música electrónica — à frente de Stormzy ou de Vince Staples, por exemplo. A Pitchfork também não deixou de reparar na artista portuguesa da editora Príncipe. Não só colocaram “IDK About You” entre as 100 melhores músicas do ano, como também, pouco depois de sair o álbum, escreviam longas linhas sobre a “complexidade mental” da “música com batida própria” de Nídia.

A gala dos Grammis decorreu no dia 8 de Fevereiro em Estocolmo. De acordo com o site oficial dos prémios, esta é a distinção mais antiga e mais importante da Suécia. Um dos nomes confirmados na edição deste ano do NOS Primavera Sound, no Porto, Karin Dreijer Andersson, conhecida no mundo artístico por Fever Ray, natural de Gotemburgo, foi receber o galardão e partilhou uma fotografia no Facebook, marcando toda a equipa de produtores: Paula Temple, Deena Abdelwahed, Nídia, Tami T, Peder Mannerfelt e Johannes Berglund.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos