O Afro Nation já colocou vários nomes em cima da mesa para a sua edição de 2024 e o mais sonante no cartaz até ao momento é o de Nicki Minaj, que fará assim a sua estreia em Portugal este Verão.
A MC de Trindade e Tobago soltou o “Monster” que existe dentro de si em 2010, colhendo uma valente salva de palmas pela prestação no banger de My Beautiful Dark Twisted Fantasy, de Kanye West, onde se viu também ladeada por Jay-Z e Rick Ross. No mesmo ano, aquela que é muitas vezes apontada como “Rainha do Rap” lançou o seu primeiro longa-duração, Pink Friday, sucedido em 2012 por Pink Friday: Roman Reloaded.
Nos mais de 10 anos que passaram desde esse momento, Nicki Minaj participou em filmes como Ice Age: Continental Drift e The Angry Birds Movie 2, editou os álbuns The Pinkprint (2014) e Queen (2018) e assinou um sem-número de sonantes colaborações, dividido o microfone com gente como Drake, Ariana Grande, Cardi B, Lil Wayne, Migos ou Doja Cat. Em 2023, regressou à saga que marcou o início da sua ascensão, com Pink Friday 2 a aterrar no “sapatinho” em Dezembro — este ano, o mais recente LP da artista ganhou mais três faixas com Pink Friday 2 (Gag City PLUTO Edition).
A edição deste ano do Afro Nation está marcada para os dias 26, 27 e 28 de Junho, levando de novo a música ao vivo até à Praia da Rocha, em Portimão. Além de Nicki Minaj, o alinhamento do festival conta também com as presenças de Rema, J Hus, Lisandro Cuxi, Major League DJz ou Asake.