pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 25/10/2023

Soul, funk e jazz como ingredientes de um afro-punk.

Nelembe editam Bourgeois pela Jazzego

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 25/10/2023

Bourgeois é o álbum de estreia do projecto Nelembe, grupo fundado por Jorge Queijo no período pós-pandemia. O disco chega agora na recta final de 2023 com carimbo Jazzego.

Já em Março passado anteviam André Carvalho e Hugo Oliveira (aka Minus & MRDolly) — fundadores da Jazzego —, em entrevista ao ReB, o aparecimento em cena do ensemble Nelembe: “Basicamente, aquilo é uma super-banda…”, resumia André. “De dirty afrobeat! Tem um bom andamento, o disco. Está super-Verão [risos]. Esperemos que seja nessa altura que sai. Tem bom groove, bom feeling. Eles tiveram uma residência no CCOP e depois regravaram algumas partes, agora mais recentemente. Mas foi tudo preparado nessa altura. Foi no final do ano passado, acho eu. O Jorge Queijo fez essa residência e convidou alguns músicos para gravar o disco. Agora estão a fechá-lo”, complementava Hugo.

Esses “alguns músicos” a quem Jorge Queijo estendeu o convite para o que resultou neste Bourgeois acabaram por ser bastantes: Manuel dos Reis (baixo), Sérgio Alves (aka Azar Azar, no órgão e sintetizador), Renato Mont (guitarra), João Cabrita (saxofone barítono), Rui Teixeira (saxofone barítono), Rafael Gomes (saxofone alto), João Mortágua (saxofone alto), Daniel Lourenço (trombone), João Barroso (tuba), Juvânia Gomes (voz), Dr. John Ezekiel (voz), Daniel Belo (voz) e o próprio Jorge Queijo (bateria e percussão) tiveram participação directa no disco, gravado entre Julho de 2022 e Janeiro de 2023. Na visão dos respectivos criadores, Bourgeois representa “uma celebração musical onde a única regra é a ausência de regras, e a vontade de ser livre que só a música nos dá”.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos