Napoleão Mira dá voz à intro da mixtape Carisma de GriLocks

[FOTO] Direitos Reservados

 

“CARISMA, ter ou não ter, eis a questão”. Interrogação shakesperiana aquela que GriLocks apresenta na introdução de Carisma, a terceira mixtape assinada pelo MC da Margem Sul com lançamento marcado ainda para o mês de Setembro.

“Artopia”, faixa intro do disco, é um poema-espelho da sociedade portuguesa, severa crítica ao presente panorama social, escrito pelo punho de GriLocks. A recitação, contudo, sai da carregada voz do escritor Napoleão Mira, progenitor de Sam The Kid.

“Já tinha em mente um dia trabalhar numa faixa com o Napoleão Mira, sendo que é uma das pessoas que mais gosto de ouvir recitar em Portugal”, contou GriLocks ao Rimas e Batidas. “Sou um grande admirador de todo o trabalho da família Mira, seja o pai ou o filho Sam The Kid, e numa dada tarde fui meter conversa com Napoleão e surgi então a colaboração.”

A ideia inicial pressupunha que o escritor não só desse voz ao poema, como também o assinasse, mas dada a configuração lírica reflexiva de GriLocks, o desafio passou por ser o jovem MC a debitar as palavras em papel e Napoleão Mira a emprestar as musculosas cordas vocais à recitação.

“Depois de lhe mostrar algumas faixas e ter sido notório o seu interesse em colaborar comigo, sugeriu-me, já que me baseava muito em liricismo, que fosse eu a escrever o texto. O objectivo da faixa era, então, conseguir abranger em menos de três minutos os vários aspectos da minha visão de consciência colectiva e de mim mesmo. Claro que temos sempre imenso para dizer, mas de forma simples e directa procurei tocar em pontos essenciais da nossa maneira de estar e ver o Universo. A palavra ‘artopia’ surge da junção das palavras ‘arte’ e ‘utopia’, que, para além de, ‘carisma’, são outras duas expressões que definem, em muito, o tipo de mensagem que transmito”, explicou GriLocks.

Carisma não tem data certa de lançamento – “sairá ainda este mês de Setembro, encontra-se em fase final de mistura e masterização” -, mas o MC adianta que se trata de um projecto com “instrumentais de influência boom bap, jazz ou soul, e um liricismo bem português que nos leva numa viagem chill & smooth dentro do hip hop”. São 11 temas que contam com produção instrumental de Khapo em “Artopia” e de Jhakal Beatz na faixa “Selva de Betão”, cujo videoclipe também já circula no YouTube.

mixtape estará disponível em formato físico e a distribuição online, com carimbo Rap Notícias, é gratuita através do site www.carisma.rapnoticias.pt.

 

 

Sigam as novidades sobre Carisma na página de Facebook de GriLocks.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team