pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 21/09/2021

Um importante precursor.

Morreu Richard H. Kirk, membro fundador dos Cabaret Voltaire

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 21/09/2021

Richard H. Kirk, um dos expoentes da electrónica britânica pós-punk, membro fundador dos pioneiros Cabaret Voltaire, morreu aos 65 anos. A notícia foi confirmada pela sua editora, a Mute, que afirmou, em comunicado, a dimensão da perda: “É com grande tristeza que comunicamos que o nosso grande e querido amigo Richard H. Kirk faleceu. Richard era um imponente génio criativo que enveredou por um singular e determinado caminho ao longo da sua vida e carreira. Vamos sentir muito a sua falta”.

O músico nasceu em Sheffield em 1956 e ajudou a cimentar a aura electrónica/industrial dessa cidade quando, ainda durante a década de 70, ajudou a criar os influentes Cabaret Voltaire, entidade avançada que navegou entre a elecrónica e as explorações mais experimentais. O grupo precedeu o punk, tendo sido criado em 1973, embora só tenha assinado o seu primeiro concerto em 1975. Mas foi com álbuns como The Voice of America (1980) ou Red Mecca (1981), lançados na Rough Trade, que se destacou como uma das mais aventureiras células criativas do pós-punk.

Depois de uma fértil carreira, o grupo parecia ter chegado ao final quando outro dos seus membros, Stephen Mallinder, se mudou para a Austrália em meados dos anos 90. Richard H. Kirk, no entanto, recuperou para o presente o nome do grupo tendo começado a usá-lo em concertos e até nalgumas edições mais recentes.
Em 2015, um ano depois de se ter apresentado no festival Atonal de Berlim como Cabaret Voltaire, encontrámos Richard H. Kirk num festival de música electrónica, LEV, em Gijón, Espanha.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos