pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Pat Johnson
Publicado a: 24/04/2021

O adeus a um resistente do som funky.

Morreu o rapper e produtor Shock G, dos Digital Underground

Texto: ReB Team
Fotografia: Pat Johnson
Publicado a: 24/04/2021

Na passada quinta-feira, dia 22 de Abril, o visionário artista Shock G foi encontrado morto num quarto de hotel em Tampa, Flórida. Tinha 57 anos.

Seguiu as pisadas de George Clinton e dos seus projectos Parliament e Funkadelic e transpôs esse funk suado para o cenário do hip hop. Também conhecido como Humpty Hump, Gregory Edward Jacobs fundou e liderou o colectivo Digital Underground durante cerca de duas décadas, até à extinção do grupo em 2008. Dono de um talento ultra-versátil, era ele quem rimava, produzia, tocava e até desenhava as capas para muito do material da banda californiana.

Logo à entrada dos anos 90, assinou aquele que seria o seu maior êxito de toda a carreira. “The Humpty Dance” foi o single mais bem sucedido dos Digital Underground, integrou o alinhamento do álbum de estreia Sex Packets e trouxe ao grupo o reconhecimento à escala nacional, tendo ainda servido como base para muita da música que viria a seguir — prova disso é a quantidade de vezes (146, segundo o WhoSampled) que o tema foi reutilizado para dar vida a faixas de outros artistas, tendo Ice Cube ou as Spice Girls como beneficiários.

Real recognize real: durante os preparos para o segundo lançamento da sua banda, em 1991, Jacobs deparava-se com a perícia verbal de um dos seus roadies, a quem viria a dar a oportunidade de gravar os seus primeiros versos de sempre em “Same Song”, canção que não só entrou nas contas de This Is an EP Release como fez também parte da banda sonora para o filme Nothing But Trouble. Esse então anónimo roadie era nada mais nada menos do que 2Pac, que aproveitou ao máximo a boleia dos Digital Underground para catapultar a sua curta mas lendária carreira a solo. Antes de ter perdido a vida, em 1996, Pac convidou Shock G pra o ajudar na produção e composição dos seus primeiros LPs, tendo do forno da dupla saído temas como “I Get Around“, “Me Against The World” ou “So Many Tears“.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos