pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Marvin Joseph/The Washington Post
Publicado a: 02/03/2023

Um dos impulsionadores do jazz de fusão.

Morreu o admirado saxofonista e compositor Wayne Shorter

Texto: ReB Team
Fotografia: Marvin Joseph/The Washington Post
Publicado a: 02/03/2023

A assessora de imprensa de Wayne Shorter avançou hoje com a notícia da morte do músico aos 89 anos no hospital onde se encontrava internado.

Nascido em 1933, Shorter teve a oportunidade de vivenciar praticamente todas as fases na evolução do jazz, movimento cultural para o qual também muito contribuiu, especialmente a partir dos anos 60. É logo no arranque da década, em 1960, que se junta à Vee Jay Records para se apresentar em nome próprio, com Introducing Wayne Shorter, chamando a atenção dos já consagrados Miles Davis ou Art Blakey, a quem veio a emprestar os seus talentos para largas dezenas de discos — é possível escutarmos a sua marca em Africaine, A Night in Tunisia, Mosaic, Nefertiti ou no seminal Bitches Brew.

Editou EMANON, o seu último álbum, em 2018 pela Blue Note Records, deixando para trás um longo trajecto, ao longo do qual se desdobrou entre trabalhos enquanto líder de banda, investidas pelos Weather Report e colaborações com os mais diversos nomes do jazz e até da música em geral, com Joni Mitchell, The Rolling Stones, Donald Byrd, John Scofield, Norah Jones, Milton Nascimento ou Herbie Hancock à cabeça. Dono de uma escrita musical que era alvo de elogios pelos seus pares, Shorter deixa ainda assinadas algumas das canções que hoje são tidas como standards do jazz — “Footprints“, “Speak No Evil” e “E.S.P.” são as mais emblemáticas.

Durante o largo período em que andou em digressões à volta do globo, Portugal foi sendo uma das recorrentes passagens para o saxofonista norte-americano, que em 2001 chegou a tocar no espectáculo de abertura da iniciativa Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura. No capítulo discográfico, deixou ainda o seu contributo enquanto produtor e instrumentista em Pilar, LP de estreia da cantora Pilar Homem De Melo.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos