Mike El Nite: “Tudo pode ser dope. Até os rebuçados que antes associavas aos teus avós”

[FOTO] Direitos Reservados

Mike El Nite acaba de lançar “Dr. Bayard”, o primeiro single do seu novo EP (que irá sair com o selo da Think Music). Fínix MG e SippinPurpp juntam-se ao autor d’O Justiceiro num instrumental de Ice Burz e benji price. A realização do vídeo, que foi gravado na fábrica da marca de rebuçados, ficou a cargo de Mike El Nite e Cheezy Ramalho.

Depois do lançamento do seu álbum de estreia em 2016, Miguel Caixeiro solidificou o seu estatuto como um dos mais inventivos artistas ligados ao rap português, explorando uma série de sonoridades e conceitos que ainda eram “virgens” em território nacional. Nesta nova jornada, o MC e produtor atira-se declaradamente para o trap, mas sempre ao seu estilo, recorrendo ao humor e à sátira para entregar a mensagem que pretende.

A propósito de “Dr. Bayard”, o Rimas e Batidas esteve à conversa com Mike El Nite e falou sobre o conceito do novo single, as participações de Fínix MG e SippinPurpp ou a sonoridade do novo EP.

 


[O CONCEITO DA “DR. BAYARD”]

“Como já é hábito, o meu trabalho tem latentes referências à cultura portuguesa, mesclada com a americana nomeadamente ao hip hop, claro, que atravessa agora uma fase de confronto entre duas gerações, uma delas muito conhecida pelo consumo de substâncias, nomeadamente o lean, em que misturam codeína ou toseína com sprite, fanta e rebuçados. Os rebuçados Dr. Bayard são o meu antídoto, não só para a tosse, mas para a exaltação da cultura que traz muita frescura, mas que também é descartável e com efeitos nefastos, só porque também é fixe lá fora. É uma metáfora para o facto de que em algum contexto específico, tudo pode ser dope. Até os rebuçados que antes associavas aos teus avós.”

[A LIGAÇÃO COM A MARCA E A GRAVAÇÃO DO VIDEOCLIPE NA FÁBRICA]

“A ligação à marca aconteceu através do Wandson Lisboa que postou uma foto com um care package da Dr. Bayard na altura em que eu estava a desenvolver a ideia. Falei com ele e ele apresentou-me ao Daniel, herdeiro da marca e da fábrica, neto do fundador e filho do CEO, que está a frente do marketing actualmente e a fazer um grande trabalho de renovação da marca para as novas gerações. Apresentei-lhe a ideia para o tema e para o vídeo e ele foi super receptivo e digamos, resumidamente, que agora tenho um stash vitalício de rebuçados em casa.”

[FÍNIX MG E SIPPINPURP]

“Já conhecia o Fínix dos tempos da Astro Records, sempre admirei a escrita dele e já estávamos há tempo demais para fazer algo juntos. Ele gostou do tema e rapidamente escreveu a letra, o SippinPurpp é a meu ver o maior representante do Soundcloud trap em português, ainda em início de carreira mas que já marcou a historia do hip hop nacional, achei que ele era perfeito para entrar neste tema a nível sonoro e de mensagem.”

[O NOVO EP]

“Este é o primeiro single do meu EP, mas não necessariamente o que dita a sonoridade. Vão ser um conjunto de vibes que eu gosto e tenho ouvido, que vão desde O Justiceiro até algo que ainda estou a descobrir o que é, passando obrigatoriamente pelo trap que se solidificou tanto este ano em Portugal.”

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team