MIKE foi hoje protagonista no Tiny Desk Concert da NPR com uma formação que lhe é pouco usual: uma banda completa.
E que bem soa o rapper e produtor, fundador do selo independente 10k, a revisitar oito anos de uma prolífica discografia, intercalando faixas recentes do seu novo álbum com outras mais antigas, “parkS” ou “Evil Eye”, além de incluir na sua formação um coro formado por Liv.e e duendita. A baterista Savannah Harris, os guitarrista Mark William Lewis e Jespfur, o baixista Olu Odubiro, o teclista Bobby Hall III e o percussionista Olawale no talking drum completam a banda que deu mais densidade musical aos temas de MIKE, ele que costuma subir palcos apenas acompanhado de um DJ, conforme o Rimas e Batidas reportou recorrentemente nos concertos vistos ao longo dos últimos anos — 2022, 2023, 2024 e 2025.
A performance foi emocional e cheia de gratidão, com MIKE a dedicar versos à sua falecida mãe em “Evil Eye” e a celebrar a sua irmã em “parkS”. Entre sorrisos e momentos de maior vulnerabilidade, o artista declarou: “We are the band of the century”, reforçando a importância do esforço colectivo que resultou neste concerto especial.
Nos últimos anos, MIKE consolidou-se como uma das vozes mais originais do hip hop independente, equilibrando experimentação com tradição num hip hop que gira em torno das suas narrativas pessoais. O seu mais recente trabalho a solo é Showbiz!, lançado no início deste ano e do qual surgem canções como “Artist of the Century” e “Diamond Dancing (Broke)” neste seu episódio de Tiny Desk Concert. Em Maio passado, voltou a reunir-se com Tony Seltzer em Pinball II.