pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Ernest Stuart
Publicado a: 27/04/2023

Música de expansão.

Mary Halvorson, Trance Map +, Susana Santos Silva ou The Attic no Jazz em Agosto’23

Texto: ReB Team
Fotografia: Ernest Stuart
Publicado a: 27/04/2023

A edição deste ano do Jazz em Agosto toma conta da Fundação Calouste Gulbenkian entre os dias 27 de Julho e 6 de Agosto e vai promover vários concertos de artistas e projectos nacionais e internacionais.

Um dos nomes que mais entusiasmo está a gerar por estas bandas é o de Mary Halvorson. A guitarrista e compositora ficou bastante bem cotada nas contas relativas a 2022, muito devido a um par de discos que lançou a solo. O jazz arrojado e vanguardista que nos apresentou em Amaryllis e Belladonna esteve na base para a desafiarmos a conceder a sua primeira entrevista à nossa publicação e, já no início deste ano, ambos os LPs foram alvo de destaques quer entre os 20 melhores álbuns de jazz internacionais de 2022 (escolhas de Rui Miguel Abreu), quer entre a mais alongada e generalista recolha de trabalhos desse mesmo ano criados além-fronteiras (fruto de um processo de votação que envolveu toda a redacção do ReB). Além do concerto em nome próprio em que vai percorrer essas duas obras (5 de Agosto), Halvorson integrará ainda, no dia antes, a formação de Myra Melford’s Fire And Water.



Ao longo deste cartaz, há mais dois nomes que se repetem em diferentes espectáculos: o saxofone soprano de Evan Parker vai ser escutado tanto na fusão electrónica de Trance Map + (28 de Julho), como na exploração minimalista de Natural Information Society (dia 29 de Julho surge como convidado do quarteto liderado por Joshua Abrams); já o trompete de Susana Santos Silva ouve-se primeiro a solo (29 de Julho), antes de surgir enquadrada na moldura jazz-rock montada por Hedvig Mollestad (30 de Julho).

The Attic (trio que junta Rodrigo Amado a Gonçalo Almeida e Onno Govaert), Ghosted (investida psicadélica protagonizada por Oren Ambarchi, Johan Berthling e Andreas Werliin) ou Gard Nilssen’s Supersonic Orchestra (ensemble de proporções arrojadas com quase duas dezenas de músicos escandinavos) são mais alguns conjuntos que saltam à vista por entre o alinhamento do festival, com apresentações ao vivo marcadas para os dias 1, 3 e 6 de Agosto, respectivamente.

A programação completa do Jazz em Agosto’23 pode ser consultada aqui. A entrada em cada um dos concertos custa entre 6 e 15 euros, mas há também passes gerais disponíveis para quem quiser tirar maior proveito deste cartaz: o acesso aos 11 espectáculos no Anfiteatro ao Ar Livre tem um custo de 90 euros, enquanto que o ingresso único para os momentos marcados para o Auditório 2 (são quatro espectáculos no total) está à venda por 15 euros.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos