No dia 19 de Novembro, Makaya McCraven apresenta Deciphering The Message pela Blue Note. O anúncio foi feito esta quarta-feira, dia 25 de Agosto, com a publicação de “Frank’s Tune (AKA ‘De’Jeff’s Tune’)”, abordagem a original de Jack Wilson (lançado em 1967) com a ajuda de Jeff Parker (na guitarra) e De’Sean Jones (na flauta).
Não é inédita a entrada nos cofres fortes da renomada editora americana — há, por exemplo, a notória “invasão” de Madlib — mas é sempre digna de nota, ainda para mais quando se trata de um dos nomes de uma nova geração que mais tem feito pela destruição de muros entre o jazz e o hip hop. Neste disco, o artista e produtor de Chicago “ataca” canções de Art Blakey, Horace Silver, Hank Mobley, Kenny Burrell ou Eddie Gale para dar-lhes uma visão diferente e moderna. Joel Ross, Marquis Hill, Greg Ward, Matt Gold e Junius Paul são os outros músicos que também se juntam a ele para esta missão.
Em 2020, Rui Miguel Abreu dedicou-lhe muita tinta digital por aqui: entrevistou-o a propósito da sua reimaginação do último álbum de Gil Scott-Heron, dando ainda espaço crítico a esse projecto na coluna Notas Azuis; Universal Beings E&F Sides teve direito a crítica individual.