pub

Texto: ReB Team

Uma retrospectiva da criação caseira de hip hop e música electrónica que foi feita nas últimas três décadas.

Livro sobre a beat culture sai em Novembro

Texto: ReB Team

Com edição agendada para o dia 6 de Novembro pela Velocity Press, já está em pré-venda o livro Bedroom Beats & B-Sides: Instrumental Hip Hop & Electronic Music At The Turn Of The Century, que lança um olhar sobre as últimas três décadas do universo do beatmaking.

Foram mais de 10 anos de pesquisa até Laurent Fintoni poder inscrever pela primeira vez o seu nome na capa de um livro. O jornalista francês ensaiou os primeiros escritos no arranque deste milénio, inicialmente focados no turntablism, hip hop e drum & bass, até as suas palavras chegarem a publicações como a FACT, FADER, Bandcamp ou Red Bull Music Academy Daily já durante a presente década. Em paralelo, trabalhou ainda como tour manager, label manager e A&R para várias editoras e artistas independentes espalhados pelo globo.

Em Bedroom Beats & B-Sides, Fintoni vai até à origem da cultura beat, traça a evolução de géneros como o trip-hop, jungle, illbient, ou a IDM e aborda o conceito de “produtores de quarto”, que nos dias que correm já não estão condenados ao anonimato e são até eles os maiores dinamizadores no que toca à renovação estética da música que consumimos. O livro acompanha movimentos culturais não apenas da América do Norte mas também da Europa e Japão e conta ainda com depoimentos extraídos de mais de uma centena de entrevistas a alguns dos mais importantes activistas do som — Flying Lotus, El-P, Kode9, Dabrye, Anti Pop Consortium, The Bug… You name it.


Bedroom Beats & B-sides: Instrumental Hip Hop & Electronic Music

The first decades of the 21st century saw dramatic changes in the music industry as new technology transformed creation, communication, and consumption. Amid this turmoil one change occurred relatively quietly, almost naturally: so-called bedroom producers, music makers raised on hip-hop and electronic music, went from anonymous, often unseen creators to artists in their own right.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos