pub

Fotografia: TAMIYM
Publicado a: 26/07/2022

Um pequeno grupo de onde se irá escolher aquele que sucede a Collapsed In Sunbeams.

Little Simz e Kojey Radical entre os nomeados para o Mercury Prize 2022

Fotografia: TAMIYM
Publicado a: 26/07/2022

Foi dada a conhecer na manhã desta terça-feira (26 de Julho) a lista de 12 álbuns que vão disputar este ano o Mercury Prize, prémio que consagra o melhor disco lançado por um artista britânico ou irlandês. O vencedor será dado a conhecer a 8 de Setembro.

Sometimes I Might Be Introvert, de Little Simz, Reason to Smile, de Kojey Radical, Prioritise Pleasure, de Self Esteem, The Overload, dos Yard Act, Harry’s House, de Harry Styles, ou Supernova, das Nova Twins, são alguns dos discos que podemos encontrar na lista de candidatos ao prémio. A lista é dominada por artistas a receberem a sua primeira nomeação ao prémio, com 11 artistas a encontrarem-se pela primeira vez na lista final – Little Simz é a única repetente.

O júri, que contou com nomes como Loyle Carner, Anna Calvi ou Jamz Supernova, refere que “não foi fácil reduzir a lista a apenas 12 álbuns”, reforçando que a “música britânica e irlandesa prospera durante período conturbados da história”. Contudo, o The Guardian realça a perda de diversidade da lista dos nomeados comparado com a lista de 2021, com apenas 33% dos nomeados a serem pessoas de cor, comparado com os 64% do ano passado, e também a redução da proporção de discos lançados por editoras independentes na lista final em comparação com discos de majors.

O sucessor de Arlo Parks, vencedora em 2021, e de artistas como Michael Kiwanuka, Dave ou Sampha, será conhecido em Setembro numa gala a acontecer no Eventim Hammersmith Apollo que contará com transmissão da BBC. O vencedor do Mercury Prize 2022 receberá, para além do galardão, 25 mil libras.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos