pub

Publicado a: 22/07/2016

Lisboa Mistura: a noite da celebração da cultura hip-hop

Publicado a: 22/07/2016

[TEXTO] Ricardo Farinha [FOTOS] João “Lagarto”

A cultura hip-hop em Portugal está em festa. Depois do êxtase no sábado passado, com o já mítico concerto de Kendrick Lamar, os De La Soul – também no MEO Arena -, e os inúmeros rappers e DJs portugueses que actuaram nos vários palcos do Super Bock Super Rock, o Lisboa Mistura recebeu na noite passada uma verdadeira celebração da cultura hip-hop portuguesa.

NBC foi o capitão do navio e esteve, de forma clara e irrepreensível, ao longo da semana, a preparar todo este espectáculo e a ensaiar o alinhamento com os rappers e os (seus) músicos. Todas as actuações foram minúsculas (um par ou um trio de temas) e pediam mais, mas só desta forma seria possível cumprir um horário decente de um concerto de hora e meia, com tantos nomes, e que insistiu em passar demasiado rápido.

Antes disto, os Beatbombers tinham feito o aquecimento para uma actuação dividida com os bboys Funky Flex Crew – o scratch nos pratos, os beats a bombar e os movimentos no tapete do palco. Isto é hip-hop.

Depois, foi óptimo ver jovens valores como Bispo e o quinteto dos GROGNation, ou rappers veteranos como Fuse e Valete, a actuarem com banda, numa cultura hip-hop portuguesa que está hoje despida de preconceitos e que não obedece obrigatoriamente ao formato standard MC-DJ, sendo que este último continua a desempenhar um papel igualmente relevante em palco, tal como aconteceu nesta noite no Largo do Intendente. X-Acto foi o incansável DJ de serviço para uma plateia repleta de gente em festa, em sintonia, a respirar música, verão e à espera de ouvir vários clássicos. Os MCs fizeram-lhes a vontade.


IMG_4049


De “Convívio Tá Fixe Assim” de Bispo aos versos de “Nada Dura Para Sempre” de Fuse – “sejam felizes, não deixem que ninguém vos tire isso” -, de “Canal 115” de Valete e Bónus à bombástica “Tendências” de Sir Scratch, d’”A Casa dos 20″ dos GROGNation aos “Brilhantes Diamantes” de Maze.


IMG_8775


Karlon fez a sentida homenagem a Césaria Évora em “Sodade” e Bob da Rage Sense pôs todos momentaneamente a “Andar à Chuva”. No fim, Virgul apareceu para cantar com NBC a clássica “Dúia” – “esta música já tem 20 anos e eu continuo a fazer músicas sobre amor” – e o single do seu novo disco a solo, “I Need This Girl”, a terminar o principal concerto do Lisboa Mistura em festa, com todos no palco a emanar vibrações positivas. “São mais de 20 anos de hip-hop!”, grita NBC, feliz. “Isto é hip-hop. Não são só os americanos”. A cultura hip-hop em Portugal está saudável, feliz, recomenda-se e encontra-se em notório modo de celebração.


IMG_8760

IMG_4350

IMG_4157

IMG_3513

IMG_3808

IMG_8815

IMG_8885

IMG_9001


O Lisboa Mistura continua até sábado com iniciativas e concertos. 

pub

Últimos da categoria: Reportagem

RBTV

Últimos artigos