pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Little Shao
Publicado a: 15/02/2023

Com os olhos postos em Paris.

Lisboa dá palco à final nacional do Red Bull BC One Cypher

Texto: ReB Team
Fotografia: Little Shao
Publicado a: 15/02/2023

Pela primeira vez, a capital portuguesa recebe a final da etapa nacional do Red Bull BC One Cypher. As qualificações para o maior campeonato do mundo de breaking acontecem dia 17 de Março, e os vencedores são eleitos no dia seguinte. 

As inscrições para a primeira fase, a nível interno, já estão abertas. O apuramento reduz os participantes aos 16 melhores b-boys e 8 melhores b-girls, que se vão defrontar no Suspenso (antigo Santiago Alquimista), em Lisboa. Os vencedores de cada categoria vão representar Portugal na grande final mundial, em Paris, a 28 de Outubro, onde estarão em disputa finalistas de 30 países.

“As batalhas são one-to-one e é através da criatividade, qualidade e dinâmica dos atletas que o júri, composto por três elementos reconhecidos na modalidade, apurará os grandes vencedores. As portas de ambas as fases da competição estão abertas ao público, não só aos praticantes de breaking, como aos amantes da nova modalidade olímpica”, pode ler-se em comunicado oficial enviado pela organização do evento.

A capital francesa recebe, então, a 20.ª final do Red Bull BC One Cypher, a acontecer no emblemático estádio Roland Garros, no ano em que se celebram os 50 anos da cultura hip hop — da qual o breakdancing faz parte como um dos seus cinco pilares. Já no próximo ano, Paris acolhe, também, os Jogos Olímpicos de 2024, em que o breaking, como modalidade olímpica recentemente reconhecida, estará representado.

A última edição do Red Bull BC One Cypher aconteceu em Nova Iorque, com Deeogo e Vanessa a defender as cores nacionais. O actual campeão em título é o norte-americano Victor, que em 2015 venceu o português Bruce Almighty, em Roma, numa final decidida nos pormenores.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos