pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados

Em várias frentes.

Lina_ Raül Refree entre os nomeados para prémio da Comissão Europeia

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados

A dupla Lina_ Raül Refree está nomeada para os Music Moves Europe Talent Awards 2021, uma iniciativa da Comissão Europeia. Na competição por oito prémios de 10 mil euros (e 5 mil euros para a escolha do público), encontra-se o duo que lançou o mui recomendável álbum homónimo de estreia no início de 2020. Os resultados são conhecidos a 15 de Janeiro de 2021 no festival Eurosonic, em Groningen.

A fadista portuguesa e o produtor e músico catalão são o destaque português, numa lista que representa a diversidade musical da União Europeia, aparecendo ao lado de artistas de países como a Ucrânia, República Checa, Dinamarca, França, Irlanda, Itália, Alemanha, Suíça ou Noruega.

“Juntos, Raül e Lina assinam aqui um prodígio, um álbum em que o fado amaliano é ponto de partida para um estudo fundo sobre a emoção e o poder da voz, sem que se sinta qualquer tentação de mimetismo ou submissão à tradição. E, portanto, como tantas vezes acontece com grandes discos, este Lina_ Raül Refree, é também um paradoxo, porque ao abraçar um reportório com peso histórico não deixa de o entender como ponto de partida e não de chegada, como sugestão e não como dogma, como matéria para construção e não como monumento intocável”, escrevia-se por aqui na crítica ao longa-duração, que também lhes garantiu uma nomeação para os prémios franceses Victoires du Jazz — os vencedores serão conhecidos no próximo mês.

Na edição deste ano dos Music Moves Europe Talent Awards, Pongo (em representação de Portugal) fez parte da lista de vencedores do prémio de 10 mil euros.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos