pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/01/2023

Funk fantasioso.

Lightning Dreamers é o próximo álbum do colectivo liderado por Rob Mazurek

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/01/2023

O cornetista, trompetista e compositor Rob Mazurek voltou a convocar a sua Exploding Star Orchestra para gravar, nos estúdios Sonic Ranch do Texas, não muito longe de Marfa, onde reside, o sucessor de Dimensional Stardust, o seu aclamado álbum de 2020 que mereceu apresentação em Lisboa no âmbito da edição 2022 do Festival Jazz em Agosto: Lightning Dreamers conta com contribuições do guitarrista Jeff Parker, do vocalista Damon Locks, ambos companheiros no catálogo da editora de Chicago International Anthem, e ainda do baterista Gerald Cleaver e dos pianistas Angelica Sanchez e Craig Taborn, entre outros músicos. A edição está agendada para o próximo dia 31 de Março.

O primeiro tema do álbum “Future Shaman” – o único revelado até agora – tem co-produção de Parker e inclui percussão do colaborador de longa data do projecto de Mazurek São Paulo Underground, Mauricio Takara, bem como baixo sintetizado de Cathlene Pineda. Esse tema, explica-se nas notas de capa, “encontra Mazurek e a ESO onde pararam com Stardust Dimensional – mergulhados numa fantasia funk cromática de grooves espaciais e riffs inspirados em Bartok. O vocalista/MC Damon Locks traz uma energia de Orson Welles misturada com Deltron 3030, enquanto Taborn e Sanchez se enfrentam por trás de pianos Wurlitzer e sintetizadores Moog”. 

Mais pistas das notas de lançamento: “Todo o lado B do álbum é uma viagem imersiva que se estende por duas faixas – ‘Black River’ e ‘White River’ – para a qual Mazurek entrelaça material das sessões do Sonic Ranch com material gravado ao vivo numa performance expandida da ESO, gravada em Fevereiro de 2022 no Sons d’Hiver em Paris, França”. Explica Mazurek que a música é “uma evocação de um tema da ‘Black River Suite’, que tenho vindo a rever e a reimaginar ao longo do tempo”. A saudosa trompetista jaimie branch, que também tocou o ano passado no Jazz em Agosto, meras semanas antes de falecer, foi uma das artistas captadas ao vivo no Sons d’Hiver.

Neste álbum, a Exploding Star Orchestra é formada por Rob Mazurek – director, compositor, trombetas, voz, lançamentos, tratamentos electrónicos; Jeff Parker – guitarra; Craig Taborn – wurlitzer, moog; Angelica Sanchez – wurlitzer, piano, moog; Damon Locks – voz, electrónica, samplers, texto; Gerald Cleaver – bateria; Mauricio Takara – percussão electrónica, percussão; Nicole Mitchell – flauta, voz.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos