Na semana passada, Marcelo dos Reis chegou ao seu terceiro registo de longa-duração com Life…Repeat!!!.
Nas palavras do próprio guitarrista-compositor lisboeta sediado em Coimbra, é “um trabalho que centra a improvisação em torno da repetição, pulsação e experiências de vida.” A esperar isso mesmo do registo que se inscreve como segundo lançamento na Miria Records, chancela também por si criada para ir documentando a música criada por si sem grande compromisso, como refere.
O disco tem uma edição física em CD, que há que reconhecer e celebrar nos tempos em que o digital parece acomodar num mais que suficiente. Estrutura-se em quatro temas e foi pensado para ser escutado de uma ponta à outra, tendo sido feito de guitarra preparada e voz. O primeiro tema “Pulse”, longo na sua extensão, preenche quase metade do tempo que se complementa com os restantes “Rhythmical Throbbing”, “Single Vibration” e “Burst of Sound”.
É um registo feito de uma sessão de gravação na Academia de Música do Centro Norton de Matos em Coimbra, ocorrida em Maio de 2024, sem lugar a repetições nem sobreposições nas músicas. Assim como a soar ao vivo, ainda que em estúdio, honesto acima de qualquer truque. Marcelo dos Reis que em entrevista a João Morado para o Rimas e Batidas, em 2021, aquando do antecessor na mesma Miria Records, sentia-se “um improvisador altruísta — não estou propriamente preocupado em fazer mil solos, mas, sim, em servir a música, que é de todos.” Com este segundo LP retoma a rampa, segundo as suas palavras: “Para lançar os meus discos a solo, porque, dentro da minha cabeça, tenho montes de discos a solo para fazer.” Aqui está o terceiro como veredicto.