Kahil El’Zabar volta a dirigir o seu quarteto em A Time For Healing, trabalho que merecerá edição pela Spiritmuse Records no dia 19 de Novembro e cujo primeiro avanço, “We’ll Get Through This”, já se encontra disponível no Bandcamp — é também por lá que as encomendas do duplo LP podem ser feitas.
Multi-instrumentista com uma queda mais acentuada para as ferramentas de percussão, Kahil El’Zabar nasceu em Chicago no final de 1953. Ao longo dos últimos 40 anos, a sua contribuição para com o jazz de cariz mais étnico e espiritual tem sido constante: é membro fundador do Ethnic Heritage Ensemble, lidera o Ritual Trio e já tocou, compôs e/ou produziu para gente como Archie Shepp, Pharoah Sanders, Wadada Leo Smith ou David Murray; a solo, só em 2020, lançou os álbuns Spirit Groove e America The Beautiful, ambos dissecados por Rui Miguel Abreu numa das suas Notas Azuis — uns meses depois, já em 2021, publicaríamos uma entrevista com o próprio.
Uma semana depois de soprar 68 velas, o músico e compositor volta a inscrever o seu nome no catálogo da Spiritmuse Records com A Time for Healing, uma espécie de resposta às urgentes questões, políticas e sociais, que levantou em America The Beautiful. Gravado em Dezembro do ano passado em Chicago com o auxílio de instrumentistas locais — são eles Corey Wilkes, Justin Dillard e Isaiah Collier — o disco traz-nos El’Zabar a “traçar a sua linhagem através de todos os movimentos que floriram em Chicago, do blues ao r&b, soul gospel, música house, jazz espiritual e todas as raízes africanas que esses géneros têm em comum”. Todos os temas foram compostos pelo veterano percussionista à excepção de “Resolution” e “Summertime”, peças históricas do cancioneiro jazz assinadas por John Coltrane e George Gershwin , respectivamente.